Pular para o conteúdo principal

Huap recebe novos equipamentos e moderniza serviço de neonatologia

O Hospital Universitário Antonio Pedro está entre os hospitais universitários equipados com novos aparelhos de neonatologia. A aquisição integra o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
Entre os itens adquiridos estão dez incubadoras neonatal e uma incubadora de transporte que já estão em funcionamento. Para este segundo semestre está previsto a entrega de 15 aparelhos de fototerapia com lâmpadas LED e dois aspiradores cirúrgicos elétricos. Além disso, está em fase de licitação a aquisição de 20 berços acrílicos e sete Unidades de Cuidados Intensivos.
Os equipamentos serão utilizados nas unidades de neonatologia e maternidades dos hospitais universitários que integram a rede federal e que apresentam a necessidade de aquisição. A modernização do parque tecnológico dos hospitais é uma das ações do Programa Rehuf, criado em 2010 e executado em parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde.
O Huap também deu início às obras de reforma, ampliação e modernização da maternidade e da UTI e UI neonatal, com melhorias nos ambientes e na estrutura física dos locais.
O projeto engloba a reforma do espaço da maternidade e da neonatal, incluindo instalação de pias, áreas de higienização, áreas de lavagem de incubadoras e depósitos de material de limpeza para atender as exigências da Anvisa.
Com a chegada desses equipamentos será possível qualificar a assistência e melhorar os resultados dos serviços prestados à população, já que a aparelhagem era antiga e agora está sendo substituída por outras mais modernas.
As compras de insumos e equipamentos estratégicos para os hospitais universitários federais são realizadas por meio de Registro de Preços Nacional (RPN), na modalidade de pregão eletrônico, mecanismo que assegura transparência e economia de recursos humanos e financeiros ao processo.
Além da modernização do parque tecnológico dos hospitais, o programa de reestruturação tem como finalidade a recuperação das instalações físicas e a recomposição da força de trabalho das unidades.
Os 46 hospitais universitários, vinculados a 32 universidades federais, são responsáveis pela formação de grande número dos profissionais de saúde do país. Em determinadas regiões, são as unidades mais importantes do serviço público de saúde, cumprindo papel fundamental na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), na medida em que muitos são considerados de grande porte e têm perfil assistencial de alta complexidade.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada