Pular para o conteúdo principal

Nova unidade do Módulo Médico de Família é inaugurada em Niterói

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário municipal de Saúde, Chico D’Angelo, inauguraram nesta terça-feira o Módulo do Médico de Família Tayssa Ermida Alves, no bairro Viçoso Jardim. A unidade será responsável pelo atendimento de cerca de 5 mil moradores da região, e conta com dois consultórios, além de um consultório ginecológico, um consultório odontológico, sala de curativos e sala de vacinação, entre outros recursos físicos.
O Módulo do Viçoso Jardim é o primeiro a ser inaugurado após o lançamento do Programa Mais Saúde, que reúne um conjunto de medidas para a expansão da atenção básica em Niterói.
O nome do módulo faz referência à Tayssa, vítima – com outras seis pessoas de sua família – da tragédia do Morro do Bumba, há três anos. O avô e o tio da menina, que na época tinha 8 anos, participaram da solenidade e foram homenageados pela secretária Executiva, Maria Célia Vasconcellos.
“Realmente  estou bastante emocionado. Fazendo essa homenagem à Tayssa eu me lembro tanto de outras crianças, das minhas filhas... Tenho certeza de que a Tayssa é um anjo e está cuidando de cada um de nós. Essa é a hora de virar essa página triste da história de Niterói, marcada pela ausência e omissão. Estamos trabalhando muito para recuperar a cidadania desse povo, principalmente de quem mais precisa”, afirmou Rodrigo Neves.
Cerca de 15 funcionários, entre médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de Saúde, trabalharão na unidade.
“Quero dizer à essa equipe maravilhosa que, no trabalho cotidiano, vocês lembrem sempre dessa menina. O sentido da nossa vida é servir ao próximo, melhorar a vida do próximo. Essa comunidade se orgulha dos seus profissionais de saúde e sei que vai se orgulhar cada vez mais”, disse ainda o prefeito.

Mais Saúde – Nos próximos meses, a cidade receberá ainda mais duas unidades: em Teixeira de Freitas e em São Lourenço. Até 2016, serão 20 novos módulos e 25 unidades reformadas e ampliadas.
“O Mais Saúde vai levar o Médico de Família para toda população socialmente vulnerável da cidade, até 2016. Hoje, nós temos 160 mil pessoas atendidas pelo programa. Em quatro anos, serão 270 mil beneficiados. E não é apenas uma expansão o que o prefeito está fazendo, mas a qualificação do programa. Todos os novos módulos passam a ter consultório odontológico de qualidade, o que é uma demanda muito grande da população”, comemora Chico D’Angelo.
A previsão é de que o número de consultórios odontológicos nas unidades da rede municipal de saúde de Niterói aumente dez vezes: de 8 para 80, nos próximos anos.


Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada