Pular para o conteúdo principal

Batata nem sempre é vilã, mas deve ser consumida com moderação

A batata é um alimento que pode ser consumido de inúmeras maneiras: das mais saudáveis às mais calóricas. Mas ao começar uma dieta para perder peso, ela costuma ser um dos primeiros itens a serem cortados da lista. Porém, nem todos os especialistas apoiam essa tática, uma vez que tirar carboidrato da alimentação altera a produção de energia do corpo.
— Numa dieta sem carboidratos, outros nutrientes serão utilizados como fonte de energia, como as proteínas, que serão desviadas da sua função principal, que é construção de massa muscular e manutenção dos órgãos, por exemplo — explica Gabriella Gachet, nutricionista do Vigilantes do Peso, que completa: — Uma alimentação equilibrada deve conter todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, e o carboidrato é um deles. A batata não precisa ser excluída da dieta, pode e deve ser consumida, com equilíbrio — opina Gabriella.
Ao consumir o tubérculo, é preciso tomar cuidado para que a refeição não fique hipercalórica. Nesse caso, nunca coloque também arroz, farofa ou macarrão.
— A batata pode trazer benefícios para a saúde, desde que inserida corretamente. Vale lembrar que 100g de batata cozida tem aproximadamente 85 calorias, menos do que 100g de arroz. Por isso, a troca é válida para quem está de dieta — orienta o nutrólogo Sandro Ferraz.
Ajuda o corpo a se defender
A batata é rica em vitamina C e do complexo B. Contém ferro, potássio, cálcio, fósforo e amido, o que ajuda a fortalecer as defesas do organismo e a renovação das células.
— Contribui também para o bom funcionamento do sistema nervoso e a regulação do colesterol — afirma Gabriella.
As maneiras mais saudáveis de consumir a batata são cozida, assada ou em forma de purê. O ingrediente é um ótimo acompanhante de carnes, que providenciam as proteínas para o organismo.
— Experimente assar no forno com ervas finas, como alecrim, orégano, salsa, e azeite e sal. As batatas assadas, cozidas ou em forma de purê, que são preparações que necessitam de pouca ou nenhuma adição de óleo, são as mais indicadas para quem está buscando perder peso ou uma alimentação mais saudável. Na salada de batata ou maionese, substituir a maionese por iogurte natural é uma opção que torna a receita mais leve — indica Gabriella.
Já a batata frita deve ser cortada da lista. Segundo Gabriella, a fritura aumenta em cinco vezes o valor calórico.
— Devemos também tomar cuidado com batatas recheadas, que geralmente levam queijos gordurosos, como cheddar e provolone, bacon e outros ingredientes ricos em gorduras — diz a nutricionista.
Outras opções saudáveis de batata são a baroa e a doce.
— A batata doce facilita o aumento da massa muscular, ajuda a controlar a diabetes e melhora o funcionamento do intestino — diz Sandro.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial