Pular para o conteúdo principal

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar miopia

A miopia é caracterizada pela dificuldade de enxergar de longe. Até 2050, metade da população brasileira e mundial terá este problema de visão segundo Academia Americana de Oftalmologia (AAO). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a terceira principal causa de cegueira.
— Este boom da miopia já está sendo observado lá no Oriente, nos países que começaram com o uso da internet e dos aparelhos tecnológicos há muitos anos. As taxas de miopia entre os alunos do ensino médio estão muito altas — afirma o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas.
Além da hereditariedade, uma das causas que podem justificar esta “epidemia” é o uso em excesso de tecnologias. Um estudo conduzido pelo médico com 360 crianças de 6 a 9 anos mostra que a miopia pode estar relacionada ao grande esforço visual para perto imposto por horas em frente às telas eletrônicas.
— É a miopia acomodativa, uma dificuldade temporária de enxergar à distância que pode se tornar permanente se o hábito não for modificado — alerta Leôncio.
Segundo Kimble Mattos, oftalmologista parceiro da Zeiss, o míope tem facilidade de enxergar de perto e, diante de um aparelho eletrônico, a visão para longe não é estimulada.
Não há cura, mas tratamento retarda avanço
Segundo o estudo da AAO, cerca de 10% da população mundial terão alta miopia (grau maior que sete), problema que tem caráter degenerativo e que abre caminho para outras complicações, como glaucoma, catarata, pressão ocular e descolamento de retina.
A miopia não tem cura. Quanto antes for diagnosticada, mais adequado é o tratamento, aumentando as chances de sucesso.
— É importante fazer o diagnóstico precocemente e começar a correção — avisa Kimble, que completa: — O tratamento pode ser feito com óculos ou lentes de contato. Hoje também temos a correção cirúrgica a laser. Nos altos míopes, temos as lentes de câmara interior, que são implantadas dentro do olho.
Quem se submete à operação deixa de usar óculos, mas continua míope.
Cuidados
Descanso: A cada hora mexendo no celular, tablet ou computador, deixe o olho descansar pelo menos 20 minutos. Use este tempo para olhar para pontos distantes.
Ar livre: A prática de atividades ao ar livre pode ajudar a evitar a miopia. Isso porque a luz externa faz a pupila contrair e ajuda aprofundar o foco.
Alimentação: O excesso de açúcar na alimentação eleva a produção de insulina e favorece o crescimento do eixo óptico, que caracteriza a miopia.
Atenção aos sinais: Se seus filhos cerram os olhos para conseguir enxergar algo distante, chegam perto demais da TV ou do celular, leve-os ao oftalmologista para uma avaliação, pois estes são sintomas de miopia.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial