Pular para o conteúdo principal

omo identificar uma irritação de pele? O diagnóstico é difícil, com várias consultas sem respostas, mas muito necessário. Só assim é possível fazer o tratamento correto. A alergista Ariana Young e a dermatologista e consultora Márcia Purceli falaram sobre essas crises de coceira sem fim


Como identificar uma irritação de pele? O diagnóstico é difícil, com várias consultas sem respostas, mas muito necessário. Só assim é possível fazer o tratamento correto. A alergista Ariana Young e a dermatologista e consultora Márcia Purceli falaram sobre essas crises de coceira sem fim.

Urticária crônica espontânea

Uma doença que afeta muito a vida das pessoas: a urticária. A assistente social Rosana Langguth explica qual a sensação: “eu senti uma coceira no pé, como se fosse uma mordida de inseto. Só que essa lesão, essa bolinha, começou a crescer, a aumentar, coçar cada vez mais”.

Foi de uma hora para outra - a coceira sem fim e o corpo todo cheio de manchas. A mesma sensação da advogada Mônica Gazoni Russo. “Eu não sabia o que era. Era uma coisa que coçava, ardia, doía. Ninguém conseguia fechar um diagnóstico.”

Rosana passou cinco anos sem diagnóstico e sem tratamento, até os médicos descobrirem a urticária crônica espontânea. Depois disso, tudo mudou. Com o tratamento certo, a autoestima, a energia, tudo voltou! As duas fizeram tratamento com doses especificas de antialérgicos, mas só conseguiram controlar a doença depois que passaram a tomar um remédio biológico, uma vez por mês, no hospital.

A urticária é uma reação do sistema imune, que é ativado para combater algum alergéno através da ativação das histaminas. A sensação é como se a pele estivesse queimando. Pode ser desencadeada por alimentos, corantes, substâncias químicas e remédios.

Dermatite atópica

A doença crônica causa inflamação na pele, resultando em lesões avermelhadas que apresentam crostas, coçam, descamam e às vezes ficam úmidas. Pode afetar pessoas com histórico familiar de asma ou rinite alérgica e não é contagiosa.

Mais comum na infância, pode desaparecer com a idade ou piorar. Em 90% dos casos, a criança apresenta melhora depois da puberdade, pois a oleosidade da pele que aparece na adolescência contribui para a restauração da barreira da pele que melhora o ressecamento.

Para evitar as crises, é muito importante manter a pele hidratada. Anote cinco regras básicas: banho rápido, morno, com pouco sabonete, sem bucha e apenas uma vez ao dia. Os tratamentos incluem pomadas, cremes e uso diário de hidratante.

Síndrome de Stevens-Johnson

Um edema na boca que evoluiu muito rápido. Depois, manchas vermelhas por todo o corpo e nenhum diagnóstico. A família da Maria Julia, de um ano e meio, passou por um susto. Depois de idas e vindas aos hospitais, veio o resultado: síndrome de Stevens-Johnson – uma reação do sistema imunológico a alguns medicamentos, geralmente antibióticos e anti-inflamatórios.

A síndrome é rara e o problema é o diagnóstico tardio. “Os primeiros sintomas podem surgir duas a seis semanas após o início do tratamento. Isso é o que dificulta um pouco o diagnóstico e a relação causa e efeito”, explica a alergista e imunologista Rosana Gianicco.

O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. Os sintomas podem ser semelhantes aos da gripe, como cansaço, dor muscular e dor de cabeça, que rapidamente são acompanhados de lesões avermelhadas, que se espalham no corpo inteiro.

Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial