Pular para o conteúdo principal

Fazer xixi na cama até os 5 anos é normal; depois desta idade é preciso procurar ajuda

Acordar no meio de uma poça de xixi é uma sensação desconfortável para as crianças e um trabalho a mais para os pais. Episódios de escapes durante a noite são normais até os 5 anos, mas depois depois podem caracterizar enurese noturna. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 15% das crianças acima dessa idade ainda fazem xixi na cama. Com 10 anos, a porcentagem cai para 5%.
— Qualquer perda noturna regular (uma vez por semana ou algumas vezes ao mês) já pode ser caracterizada como uma enurese noturna. Mas se a criança, em um ano, só apresentou um episódio, após uma festa, por exemplo, aí não tem problema — explica Atila Rondon, professor da Uerj e coordenador do Departamento de Urologia Pediátrica da SBU.
A condição pode estar ainda relacionada a fator genético: se o pai ou a mãe fizeram xixi na cama na infância, o filho tem 44% de chances de apresentar a enurese. Se os dois sofreram com o transtorno, esse índice sobe para 77%.
Além disso, a criança que tem enurese pode ter uma deficiência na liberação da vasopressina noturna (substância que diminui a produção de urina durante a noite), assim como apresentar bexiga pequena para a idade, problemas na estrutura do trato urinário e dificuldade de acordar à noite quando a bexiga está cheia. Para o tratamento, podem ser indicados medicamentos.
— Quando a criança não consegue segurar o xixi nem durante o dia, fazemos um tratamento voltado para o bom funcionamento da bexiga. Se a enurese for um sintoma único, há tratamento específico — afirma Átila.
Castigo não ajuda no tratamento
Ter um acompanhamento psicológico durante a fase de tratamento faz bem para a criança e sua família. A orientação profissional vai ajudar os pais a ensinarem o filho a lidar com a situação desconfortável que é fazer xixi na cama.
— Isso ainda é ligado à imagem de bebê, como aquele que precisa usar fralda porque não consegue se segurar. Então a criança se sente menosprezada — diz Luciana Brites, psicopedagoga e uma das fundadoras do Instituto NeuroSaber.
De acordo com a especialista, os pais devem acolher o filho e informá-lo que outras crianças também passam pelo problema. Se for o caso, podem contar a própria experiência de quando era pequeno. Por outro lado, deixar de castigo não é uma solução, já que a criança não tem controle.
Fazer xixi na cama afeta também a questão social da criança: ela passa a não querer ir dormir na casa dos amigos.


— Os pais devem conversar com o responsável do colega e explicar a situação para que a questão seja tratada com naturalidade — orienta Luciana.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial