Pular para o conteúdo principal

Conheça alguns dos tratamentos para amenizar cicatrizes

Cicatrizes são marcas que resultam de machucados ou intervenções cirúrgicas. Apesar de carregarem consigo histórias de vida — às vezes engraçadas, outras nem tanto —, estes vestígios interferem na autoestima de quem os possui, tornando-se uma das principais queixas nos consultórios dermatológicos.
— Não existe cirurgia sem cicatriz. Só o feto consegue passar por um procedimento cirúrgico e não apresentar marcas ao nascer. O ser humano não consegue fechar uma ferida sem deixar uma cicatriz — diz Leandra Metsavah, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especialista em cicatrizes e queloides.
De acordo com Leandra, quando o paciente é submetido a uma cirurgia eletiva (sem emergência) e planejada, é possível estudar a pele dele e escolher o melhor local para a realização da intervenção.
— A gente sempre procura fazer a incisão na linha de força, para deixar o mínimo de cicatriz possível. As áreas que melhor cicatrizam são o rosto, a pálpebra e a orelha. Já o tórax e os membros superiores e inferiores deixam cicatrizes mais grosseiras, por serem áreas de movimento. Os pacientes afrodescendentes, por exemplo, têm maior tendência a desenvolver queloide.
A qualidade da cicatrização vai variar de acordo com o organismo do paciente, a área do corpo onde ela está e o cuidado no pré e pós-operatório, nos casos em que a marca ocorre por causa de cirurgias.
— Mesmo com todos os cuidados, ela pode evoluir para uma cicatriz hipertrófica ou queloidiana por um fator biológico do paciente — reforça a cirurgiã plástica Delane Cavalcante.

Exame define o tipo de cicatriz
Antes de estabelecer linha de tratamento, é preciso definir o tipo de cicatriz que o paciente apresenta. Delane Cavalcante diferencia as cicatrizes hipertróficas das queloidianas.
— O que difere é o exame clínico. A hipertrófica é como se fosse “um bolo que passou um pouco da forma”. Na queloidiana, seria “o bolo que você colocou muito fermento e transbordou”. Além disso, a sintomatologia (como dores e coceira) é maior na queloidiana.
Nos pacientes em que há grande chance de surgimento de queloides, é recomendável fazer um procedimento chamado betaterapia.
— Este é um tratamento em que nós utilizamos a energia emitida por elétrons — explica Delane.
Durante o processo de cicatrização é importante seguir algumas recomendações.
— Tirar os pontos no momento adequado, fazer um bom curativo e obedecer todas as orientações de pré e pós operatório, como as medicações e o tempo de voltar à pratica de atividades físicas — cita a dermatologista Leandra.
Alguns métodos
Placas de silicone
O produto é aplicado sobre as cicatrizes. São muito usadas para prevenção e tratamento de cicatrizes hipertróficas e queloides associadas ao eritema da pele.
Tratamento a laser
O laser esquenta a camada superficial da pele, a epiderme, e parte da derme, removendo as camadas mais afetadas. O mais usado é a luz pulsada que reorganiza as fibras colágenas e diminui os vasos sanguíneos, amaciando a cicatriz e diminuindo a vermelhidão
Cirurgia
É indicada para casos de cicatrizes mais largas e profundas. Melhora bastante a aparência, já que os cirurgiões dermatológicos utilizam diversas técnicas cirúrgicas para tornar a cicatriz menos evidente.
Microagulhamento
É um tipo de tratamento feito no consultório do dermatologista que costuma acarretar em alguma melhora para todos os tipos de cicatrizes.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia

NBR 6028:2021 atualizada

 

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç