Pular para o conteúdo principal

Exposição SaudávelMente está em cartaz no Museu da Vida

Você sabia que o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares? Uma coisa é certa: os avanços nos tratamentos evoluíram de forma significativa, e as técnicas de diagnóstico estão cada dia mais precisas. Além disso, sabe-se hoje que a adoção de hábitos saudáveis pode evitar 30% dos casos de câncer.
Pensando nisso, que tal visitar a exposição SaudávelMente, que está em cartaz no salão de exposições temporárias do Museu da Vida? A mostra aborda dicas de prevenção e diagnóstico precoce para visitantes ouvintes, cegos e surdos, por meio de histórias em quadrinhos, e busca indicar que os cuidados com o corpo devem começar desde cedo e dentro de casa. Hábitos simples como alimentação saudável, atividades físicas, lazer, sexo com camisinha e filtro solar bem aplicado são alguns exemplos que podem contribuir para evitar doenças no futuro.
Durante a visita, o visitante conhece dois personagens principais, Thiago e Mila, em diversas situações do dia a dia. Em um desses momentos, por exemplo, Mila está no cabeleireiro e descobre que a secagem das unhas de acrigel é feita em aparelho que emite luz ultravioleta, o que pode aumentar as chances de desenvolver câncer de pele.
Além da leitura dos quadrinhos, o público poderá partir para a ação e testar habilidades em tablets com jogos. É o caso de “Prato cheio”, cujo objetivo é desafiar o jogador a montar uma refeição balanceada e saudável, indicando quais comidas são sempre boas opções. Já em “Uma mão lava a outra”, a proposta é mostrar a importância de lavar as mãos com sabão para matar germes e bactérias, evitando possíveis doenças.
Os painéis contam com áudiodescrição para público cego e vídeos em Libras para surdos. Para acessar esses conteúdos, disponíveis em códigos QR Code, o visitante pode usar um leitor QR Code com o próprio celular. A exposição é uma iniciativa do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Museu Ciência e Vida (da Fundação Cecierj) e da Fundação do Câncer.
É possível conferir a exposição de terça a sexta, de 9h às 16h30, e aos sábados, de 10h às 16h. O salão de exposições temporárias está localizado próximo ao prédio-sede do Museu da Vida, que fica no campus da Fiocruz localizado no bairro de Manguinhos, na avenida Brasil, nº 4.365. Para mais informações sobre a visita, entre em contato com o Centro de Recepção no número (21) 2590-6747 ou com o e-mail museudavida@fiocruz.br.
Fonte: Fiocruz

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial