Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba quem pode doar, o que é exigido e se a doação vale folga no trabalho

Carnavalescos e religiosos se unem e fazem doação de sangue para o carnaval em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quinta-feira (14), segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). De acordo com o órgão, as doações voluntárias na América Latina e no Caribe ainda estão abaixo da meta estabelecida pela OMS.

Segundo a OPAS, apenas 45% do sangue para transfusões na América Latina e no Caribe foi obtido por meio de doação voluntária. A OPAS trabalha com seus países membros para atingir a meta de doação de sangue 100% voluntária até 2019, como recomenda a OMS.

Abaixo o G1 listou as principais dúvidas envolvidas na doação:

Dúvidas e mitos

A doação de sangue engrossa ou afina o sangue

"Tem uma crença que acham que engrossa o sangue, isso não é verdade, a doação não interfere. O que acontece é que o organismo leva um tempo para recuperar os componentes sanguíneos", afirma Araci Sakashita.

É preciso estar em jejum para doar?

"Isso é um mito. A recomendação para o voluntário é que tenha feito uma alimentação mais leve nas últimas três horas pelo menos", afirma a hematologista.

Tenho direito a folga todas as vezes que doar sangue?

"O voluntário tem direito a uma única folga por ano independentemente do número de doações que ele fizer", afirma Araci Sakashita. A folga está prevista no artigo 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e prevê que o funcionário apresente comprovação para a falta.

Período menstrual afeta a doação?

"A menstruação não impede a doação. O que determina a possibilidade ou não de doar, é o teste de anemia feito em todos os doadores na triagem", conclui a hematologista.

Requisitos para ser um doador:

  • Ter idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação
  • Estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, 7 dias
  • Não estar em período de gravidez ou amamentação
  • Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses (piercing na boca ou na genitália impedem definitivamente a doação)
  • Não ter feito uso de drogas injetáveis
  • Não ter visitado regiões onde há surto de febre amarela nas últimas quatro semanas.
  • Não ter tido relação sexual em que tivesse risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses
Orientações após a doação

  • Repouso de 15 minutos para evitar mal estar
  • Beber bastante líquido
  • Evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado na doação
  • Se tiver febre, diarréia ou outro sintoma de doença infecciosa até sete dias após a doação, comunicar imediatamente o Banco de Sangue
  • Frequência de doações:
  • Homens a cada 02 meses e no máximo 04 por ano. 
  • Mulheres a cada 03 meses e no máximo 03 por ano.
Bancos de Sangue

Para saber os endereços dos bancos de sangue acesse o site Movimento "Eu Dou Sangue" pelo http://www.eudousangue.com.br/onde-doar/.

Dia Mundial do Doador de Sangue (Foto: Divulgação/OPAS/OMS)

Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial