Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial de Luta contra a AIDS: Huap promove conhecimento e prevenção da doença

Com o objetivo de estimular a prevenção, reforçar a importância do teste e alertar sobre a falsa ideia de que a AIDS só acontece com o outro, é comemorado no dia 1º de dezembro o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. De acordo com o Boletim Epidemiológico feito em 2010, a taxa de incidência no Brasil foi de 17,9 casos por 100 mil habitantes.  Para atender a região metropolitana II (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim), o Huap conta desde 2001 com a Coordenação de Atendimento aos Pacientes HIV/AIDS (CAIDS) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Todo ano a CAIDS realiza oficinas para capacitação em Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis – HIV- AIDS para a comunidade do HUAP, com o objetivo de promover conhecimento e prevenção da AIDS.

O vírus HIV, causador da AIDS ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A AIDS pode ser transmitida através de relações sexuais sem preservativo, da mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou amamentação, uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado com o HIV e instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Coordenada pela professora Ivete Martins Gomes, a CAIDS é composta por uma equipe multidisciplinar capacitada para atender crianças, adolescentes e adultos com HIV/AIDS, e crianças, adolescentes e mulheres que sofreram violência sexual. Há 10 anos, a Coordenação de Atendimento aos Pacientes HIV/AIDS conta com a participação de alunos e profissionais de diversas áreas, como Medicina, Odontologia, Serviço Social, Psicologia, Nutrição e Enfermagem.

A Coordenação de Atendimento aos Pacientes HIV/AIDS fica na Rua Marquês de Paraná, 303, Centro, Niterói.

Mais informações pelo telefone 2629-6265 ou pelo e-mail caids@huap.uff.br

Fundação Municipal de Saúde realiza campanha no Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Durante o dia 1º a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e ONGs realizam campanha de conscientização sobre a doença.  Haverá duas tendas, das 9h às 19h, com a distribuição de preservativos e panfletos sobre a doença e a sua prevenção: a Tenda Cazuza, no jardim São João e a Tenda Betinho, nas Barcas.

A enfermeira Ana Barros, da coordenação de AIDS (CAIDS) do Huap, irá participar da iniciativa da FMS na Tenda Betinho, nas Barcas. Alguns pacientes do Huap também participarão da campanha na distribuição de panfletos e preservativos alertando sobre a importância da testagem, que diagnostica a doença.

A Fundação Municipal de Saúde realiza mensalmente uma reunião com profissionais de saúde e educação para traçar estratégias de prevenção e conscientização da doença. Essas reuniões são abertas ao público e acontece toda primeira sexta-feira do mês às 9h30 na Fundação Municipal de Saúde, localizada na Avenida Amaral Peixoto, Centro, Niterói.

Fonte: Huap

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No

Você sabia?