Pular para o conteúdo principal

Sancionada a Lei do Dia do Doador de Sangue, que incentiva doação regular

A lei, de autoria do vereador Rodrigo Farah, institui meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, esporte e lazer em Niterói

Sancionada no Dia do Doador de Sangue, 25 de novembro, a lei que incentiva a doação de sangue, de autoria do vereador Rodrigo Farah (PMDB), é mais uma forma de conscientizar a população da importância desse ato. A lei 2871/11, institui meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, esporte e lazer em Niterói. A meia entrada corresponde a cinquenta por cento do valor do ingresso cobrado, sem restrição de data e horário. 

Para participar, a pessoa precisa comprovar ser doador regular (pelo menos duas  vezes por ano), por pelo menos dois anos. Após, deve ir até a prefeitura e efetivar um cadastro. O documento comprobatório da condição de doador será emitido pelos hospitais e bancos de sangue e pela Secretaria Municipal de Saúde e terão validade de dois anos.

De acordo com Márcia Veríssimo, coordenadora de enfermagem do Serviço de Homoterapia do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), a iniciativa é validada, desde que, não se esqueçam de que a informação verdadeira é de suma importância para doação. “Quem vem doar sangue, deve ser verdadeiro perante as informações sobre sua saúde. Acredito que, a intenção é boa e pode dar certo, mais o doador precisa estar ciente de que, se não falar a verdade pode prejudicar uma pessoa. Há pessoas de má fé, que escondem alguma promiscuidade, e doam, achando que se houver algo, logo o sangue será descartado. A situação pode ser complicada, pois os exames sorológicos podem revelar-se falso negativo, e com isso pode colocar a vida do outro em risco”, ressalta a coordenadora.

O vereador Rodrigo Farah, espera que o incentivo estimule não só os doadores regulares como também quem ainda não é doador. “A lei, visa a estimulação da doação voluntária de sangue. Cada dia que passa diminui mais ainda os número de doadores, precisamos evitar que essa situação continue e elevar os estoques dos bancos de sangue, para salvar vidas”, pontuou o vereador.

Doação – No dia 25 de novembro, foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Na semana passada, o Huap, estendeu o horário da coleta de sangue, nos dias 24 e 25. A idéia fez parte da campanha “Procura-se um Doador”, onde a recompensa desse gesto de solidariedade é salvar vidas. Ao todo 130 pessoas foram ao hospital participar da iniciativa.

Para doar sangue é necessário levar documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 Kg, não estar em jejum (evitando alimentos gordurosos), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de não estar grávida ou amamentando.


Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No

Você sabia?