Pular para o conteúdo principal

Mulheres congelam óvulos por falta de parceiros ideais e não pela carreira, diz estudo


Congelar os óvulos é uma prática muito associada à mulheres que querem focar em suas carreiras e decidem adiar a maternidade, mas de acordo com novo estudo realizado nos EUA não é a razão principal pela qual as mulheres estão procurando clínicas de fertilização. A maioria está adiando os planos porque ainda não encontrou um parceiro ideal.

Em entrevistas com 150 mulheres americanas e israelenses que haviam feito congelaento de óvulos, o planejamento de carreira surgiu como o principal fator apenas duas vezes.

Em vez disso, a maioria das mulheres se concentrava em outro motivo: elas ainda não haviam encontrado um homem com quem construir uma família.

"O estereótipo de que essas ambiciosas mulheres estão congelando seus óvulos por causa de sua carreira - isso é realmente impreciso na atualidade", disse Marcia Inhorn, antropóloga médica da Universidade de Yale, e uma das autoras do estudo, que foi apresentado na segunda-feira (2) na conferência da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, na Espanha.

A maioria dessas mulheres na faixa dos 30/40 anos já tinha uma carreira estabelecida quando decidiram fazer o congelamento, descobriu o estudo.

Este foi o caso, mesmo entre aquelas que trabalhavam para empresas que se ofereciam para pagar pelo procedimento.

Das mulheres participantes, 85% eram solteiras e a maioria era heterossexual. Para cerca de metade dessas mulheres solteiras, era uma incerteza sobre quando elas estariam com um homem ideal para construir uma família e foi isso que as levou para a clínica, disseram os pesquisadores.

O maior grupo seguinte foi motivado por um divórcio ou separação. O planejamento de carreira foi o motivo menos comum.

Entre os 15% das mulheres que mantinham relacionamentos, os motivos para o congelamento dos óvulos não eram diferentes dos das mulheres solteiras: embora tivessem um parceiro, ele ainda não estava preparado ou não estava interessado em construir uma família.

Mas por que tantas mulheres têm dificuldade em encontrar homens com quem ter filhos?

Uma hipótese que os pesquisadores costumam citar é que ela está relacionada à educação. As mulheres em muitos países desenvolvidos, incluindo os Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Japão, Noruega e Austrália, são agora mais educadas que os homens. Isso poderia criar uma escassez de parceiros masculinos atraentes para essas mulheres.

O estudo

O estudo corrobora outros estudos nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha que, da mesma forma, descobriram que é a ausência de um parceiro que leva a maioria das mulheres a congelar seus óvulos.

As mulheres deste estudo em particular, que ainda não foi publicado, vieram de sete clínicas de fertilidade diferentes. A maioria tinha idade de 29 a 42 anos.

A abordagem de pesquisa tomada pelo Dra. Inhorn e seus coautores Dr. Pasquale Patrizio, diretor do Centro de Fertilidade de Yale, e Daphna Birenbaum-Carmeli da Universidade de Haifa, envolvia pedir às mulheres - tanto solteiras quanto aquelas que tinham parceiros - para compartilhar suas histórias de congelamento de ovos e, em seguida, analisar suas respostas para tentar entender seus motivos primários.

Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde