Pular para o conteúdo principal

Seu filho não cresce? Veja quando é o momento de procurar ajuda médica

Ir buscar o filho na escola e perceber que ele é o menor da turma causa preocupação na maioria dos pais. Segundo a endocrinologista pediátrica Fernanda André, é comum os responsáveis chegarem ao consultório intrigados com o crescimento dos filhos ao perceberem que os coleguinhas são bem maiores.
— Recebo mais pais que acham do que há algo errado com os filhos do que pais encaminhados por pediatras — afirma Fernanda.
— Quando a criança cresce abaixo da curva de crescimento própria para a idade e o sexo e tem uma redução da velocidade de crescimento em um período determinado, deve-se iniciar uma investigação através de exames laboratoriais e de imagem — diz Aline Magnino, pediatra do Grupo Prontobaby.
Desde que era bebê, Bernardo apresenta estatura menor do que o recomendado. Preocupada, sua mãe, Patrícia Alves Fernandes, procurou por profissionais que pudessem ajudar no crescimento de seu filho. Após uma consulta com Fernanda André, o menino de 12 anos começou o tratamento hormonal.
— Ele sempre esteve abaixo da curva do crescimento. Ao chegar na idade do início da puberdade sem dar sinais dela, procurei ajuda. Fizemos o teste e ele produz hormônio do crescimento, mas de maneira lenta. Iniciamos o tratamento dele em abril, quando ele tinha 1,35m. Na quinta-feira passada, voltamos ao consultório e ele cresceu três centímetros, em três meses. Isso era o que ele crescia por ano — disse Patrícia, que é terapeuta ocupacional.
Lionel Messi, camisa 10 do Barcelona e da seleção Argentina, foi diagnosticado com déficit parcial do hormonio do crescimento quando criança. Entre os 12 e 16 anos, o jogador de futebol fez um tratamento hormonal que o possibilitou a chegar aos 1,70m na idade adulta.
— Existem diversas causas para baixa estatura, entre elas, a deficiência de hormônio de crescimento. Neste caso ocorre uma redução da produção hormonal tendo como consequência a redução na velocidade de crescimento da criança. Após investigação através de exames, se for detectada a deficiência hormonal a terapia com hormônio de crescimento será indicada — explica Cristiane Pacheco, endocrinologista do Grupo Prontobaby. — Quanto mais cedo isso é observado, melhor é a resposta ao tratamento — completa Fernanda.
Fatores como genética, doenças crônicas, alterações hormonais como hipotireoidismo e distúrbios nutricionais podem prejudicar o crescimento da criança.
Como saber se o seu filho ou filha está na altura adequada para a idade
Olhando na horizontal, ache a idade de seu filho ou sua filha (nos gráficos de acordo com o sexo). Siga a linha vertical correspondente à idade de sua criança até chegar a altura dela (em centímetros). Marque um ponto sobre o cruzamento da idade e da altura, e veja sobre qual curva (ou próxima de qual) está sua criança. Olhe na legenda se o crescimento está adequado.
Legenda:
Maior que +2: altura elevada para a idade
Entre +2 e -2: altura adequada para a idade
Entre -2 e -3: altura baixa para a idade
Menor que -3: altura muito baixa para a idade
Por exemplo, se um menino de 13 anos tem 1,35m de altura, ele está abaixo da estatura esperada para a idade dele. Mas, se uma menina de 13 anos tem 1,50m, ela está dentro da altura esperada para a idade dela.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde