Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores indicam fatores genéticos e ambientais do lábio leporino

BRA_2016_Fortaleza_240_Antonia Sales_After_ 240, Antonia Sales lives in São Luís do Curu, Girl_UC, 19 years old. 1.5 hours by bus. Surgery was during the Brazil 2006, Operation Smile Mission to Fortaleza, Brazil - Hospital Infantil Albert Sabin, the 10 year aniversary of OPS in Brazil. October 2016. (Operation Smile Photo - Marc Ascher)

Descobrir as causas específicas do lábio leporino é objetivo de um trabalho que está sendo realizado pelo Projeto Genoma — Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), do Instituto de Biociências da USP, em parceria com a Operação Sorriso. Até o momento, 700 amostras de DNA a partir da saliva de pacientes atendidos pela ONG foram coletadas.
A partir da análise dessas coletas, o estudo concluiu que as fissuras lábio palatinas são um grupo complexo de malformações que no Brasil dependem de fatores genéticos e ambientais (como problemas ocorridos na gestação).
— Nos estudos, achamos algumas alterações. Como os pacientes têm marcas e genomas diferentes, conseguimos ver que existe uma contribuição genética, mutações específicas e que o ambiente pode deixar marcas que vão fazer o gene funcionar de maneira diferente — explica Lucas Alvizi, voluntário da Operação Sorriso e geneticista da USP.
Comparação entre materiais genéticos
Os pesquisadores começaram coletando informações com famílias nas quais a ocorrência de fissuras lábio palatinas é alta.
— Nós precisávamos achar algum indício de que a genética tinha papel importante e se a ocorrência das fissuras em alguém da família aumentaria a chance de outros parentes terem também — disse Luciano Brito, voluntário da Operação Sorriso e geneticista do Centro de Pesquisa do Genoma Humano da USP.
O material genético de quem foi afetado pela deformidade era comparado com o de parentes que não sofriam com o mal. Nos casos em que foram identificadas as alterações genéticas causadoras do lábio leporino, uma segunda etapa do estudo foi iniciada: a busca do entendimento do efeito de genes e suas alterações no desenvolvimento facial humano.
Como é a 2ª etapa

Coleta de sangue

Quando a família concorda em participar desta parte do estudo, uma coleta de sangue desses pacientes é realizadas. As células sanguíneas são transformadas, em laboratório, em células capazes de chegar próximo ao modelo do embrião (estágio inicial do desenvolvimento humano). Assim, os pesquisadores analisam as mudanças pelas quais os tecidos que formam o rosto passaram no decorrer do crescimento do feto.

Futuro

A expectativa dos pesquisadores é que até o fim de 2019 seja possível identificar como os fatores genéticos e ambientais se combinam na formação da fissura, para traçar estratégias ou terapias para diminuir a ocorrência da deformidade.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde