Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores indicam fatores genéticos e ambientais do lábio leporino

BRA_2016_Fortaleza_240_Antonia Sales_After_ 240, Antonia Sales lives in São Luís do Curu, Girl_UC, 19 years old. 1.5 hours by bus. Surgery was during the Brazil 2006, Operation Smile Mission to Fortaleza, Brazil - Hospital Infantil Albert Sabin, the 10 year aniversary of OPS in Brazil. October 2016. (Operation Smile Photo - Marc Ascher)

Descobrir as causas específicas do lábio leporino é objetivo de um trabalho que está sendo realizado pelo Projeto Genoma — Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), do Instituto de Biociências da USP, em parceria com a Operação Sorriso. Até o momento, 700 amostras de DNA a partir da saliva de pacientes atendidos pela ONG foram coletadas.
A partir da análise dessas coletas, o estudo concluiu que as fissuras lábio palatinas são um grupo complexo de malformações que no Brasil dependem de fatores genéticos e ambientais (como problemas ocorridos na gestação).
— Nos estudos, achamos algumas alterações. Como os pacientes têm marcas e genomas diferentes, conseguimos ver que existe uma contribuição genética, mutações específicas e que o ambiente pode deixar marcas que vão fazer o gene funcionar de maneira diferente — explica Lucas Alvizi, voluntário da Operação Sorriso e geneticista da USP.
Comparação entre materiais genéticos
Os pesquisadores começaram coletando informações com famílias nas quais a ocorrência de fissuras lábio palatinas é alta.
— Nós precisávamos achar algum indício de que a genética tinha papel importante e se a ocorrência das fissuras em alguém da família aumentaria a chance de outros parentes terem também — disse Luciano Brito, voluntário da Operação Sorriso e geneticista do Centro de Pesquisa do Genoma Humano da USP.
O material genético de quem foi afetado pela deformidade era comparado com o de parentes que não sofriam com o mal. Nos casos em que foram identificadas as alterações genéticas causadoras do lábio leporino, uma segunda etapa do estudo foi iniciada: a busca do entendimento do efeito de genes e suas alterações no desenvolvimento facial humano.
Como é a 2ª etapa

Coleta de sangue

Quando a família concorda em participar desta parte do estudo, uma coleta de sangue desses pacientes é realizadas. As células sanguíneas são transformadas, em laboratório, em células capazes de chegar próximo ao modelo do embrião (estágio inicial do desenvolvimento humano). Assim, os pesquisadores analisam as mudanças pelas quais os tecidos que formam o rosto passaram no decorrer do crescimento do feto.

Futuro

A expectativa dos pesquisadores é que até o fim de 2019 seja possível identificar como os fatores genéticos e ambientais se combinam na formação da fissura, para traçar estratégias ou terapias para diminuir a ocorrência da deformidade.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios. — A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal. A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo. — São os princípios éticos desenvolvidos desde a infância que asseguram a autoconfiança nos momentos em que ...

Filha de Júnior Lima sofre doença rara; entenda o que é a síndrome nefrótica

  O cantor Junior Lima e a mulher dele, Mônica Benini, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha deles, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins, levando à perda excessiva de proteínas na urina. “Não costumamos abrir nossa intimidade, ainda mais se tratando de filhos, mas aconteceu algo e julgamos muito importante trazer aqui como um alerta para outras famílias que possam viver algo parecido”. O casal revelou que a doença surgiu na menina como uma alergia no olho que fez a região inchar. Eles procuraram médicos, especialistas e alergistas até chegar ao diagnóstico certeiro de síndrome nefrótica. Na maioria dos casos, a síndrome pode ser congênita (rara) e/ou adquirida por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, autoimunes, diabetes, hepatite ou doenças sistêmicas, como o lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente. Sintomas Inchaço nos tornozelos e nos pé...