Pular para o conteúdo principal

Tontura nem sempre é culpa da labirintite: saiba quais podem ser as outras causas

Engana-se quem acredita que toda tontura é consequência de uma labirintite. Lesões no labirinto (estrutura localizada dentro do ouvido) são apenas algumas das causas que levam pessoas a se sentirem tontas. No entanto, doenças neurológicas também podem provocar a sensação de desequilíbrio.
A causa mais comum é a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), caracterizada pelo deslocamento de cristais de cálcio dentro do labirinto, o que causa a sensação de tontura.
— O labirinto é uma estrutura responsável pelo equilíbrio do corpo. Nós temos um em cada ouvido. Quando há algum problema em um dos dois, o corpo bloqueia a ação do lado afetado, que deixa de passar informações sobre o movimento. É esta falta de informação que provoca a sensação de vertigem (de que tudo em volta está girando) — explica o terapeuta vestibular André Luis dos Santos.
A tontura pode ser classificada de duas maneiras: as rotatórias (nas quais o paciente sente que tudo parece rodar) e a não-rotatória (na qual a pessoa se sente desestabilizada, mas não vê nada girar). A sensação de estar tonto pode ser um indicativo de que há algo de errado no organismo e por isso é importante procurar orientação médica.
— Quando uma pessoa sente tontura por estar em jejum há muitas horas, por exemplo, não há porque se preocupar, basta comer. Mas quando os episódios de tontura acontecem com frequência fora desta situação, é preciso procurar por um otorrino para investigar as causas — orienta Wallace Nascimento, otorrinolaringologista no Hospital Adventista Silvestre.
Além da tontura, o paciente pode sentir sintomas como enjoo, desequilíbrio, mal estar, dor de cabeça, sensação de pressão nos ouvidos e movimentos involuntários dos olhos.
O tratamento para a tontura vai depender da causa. Quando a falta de equilíbrio é provocada por uma lesão no labirinto, é recomendado o uso de remédios que eliminem os sintomas e sessões de fisioterapia vestibular para combater de vez o que provoca a sensação de tontura.
Possíveis causas
Labirintite
Inflamações no labirinto podem ocasionar a sensação de desequilíbrio por afetar a transmissão de informações sobre os movimentos realizados.
Vertigem (VPPB)
O deslocamento de cristais de cálcio dentro do labirinto quando a cabeça se movimenta causa a sensação de ver tudo girar.
Doenças neurológicas
Parkinson, AVC, tumor cerebral ou Alzheimer podem causar a sensação de tontura, principalmente entre os idosos.
Queda de pressão
A mudança brusca de pressão provoca alterações em todo o corpo e afeta a função do labirinto.
Problemas cardíacos e de circulação
Arritmias cardíacas ou insuficiência do coração, assim como problemas circulatórios dificultam o fluxo de sangue e prejudicam o labirinto.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Destaque UFF

  Mais um projeto da UFF que vem para somar na cidade de Niterói. Com foco no turismo responsável, o Observatório do Turismo de Niterói (ObservaTur Niterói) busca monitorar a atividade turística da região visando à geração de empregos, implementação de políticas públicas e outros investimentos no setor.  O projeto, elaborado pela nossa Universidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), envolve docentes e estudantes de graduação e pós.  Como destaca o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a cidade sorriso tem um grande potencial turístico. ""A UFF está atuando junto ao município para cooperar neste processo de recuperação dos efeitos da pandemia, para que Niterói avance e se torne referência para todo o estado"". Leia a matéria completa do #DestaquesUFF  no link https://bit.ly/3FaRxBT