Pular para o conteúdo principal

Artistas e personalidades aderem à campanha 'Abrace muito apertado', que alerta sobre o Alzheimer

Lançada em setembro, mês mundial da conscientização sobre o Alzheimer, a campanha “Abrace Muito Apertado", promovida pelo Blog Alzheimerebook, contou com adesão e participação de diversos artistas e personalidades do esporte e da gastronomia, além de empresários que vestiram a camisa em prol da causa, dando força e visibilidade para a importância de combater o estigma sobre a doença.
Participaram da campanha desse ano os atores Rodrigo Lombardi e José Loreto o cantor Tony Garrido, o embaixador do Alzheimer no Brasil Zico, Bernard Rajzman, os ex-jogadores de vôlei Giba e Marcus Vinícius Freire, os icônicos do futebol: Junior, Ricardo Rocha, Rivelino e Abel Braga, o jogador de handebol Bruno Souza, o diretor da Rádio Catedral Marcus William, O Seu Mário (do Caneco Gelado do Mário), Claude Troisgros, Roberta Sudbrack, Felipe Bronze, a colunista e crítica de gastronomia de "O Globo", Luciana Fróes, a influencer digital de viagens, lifestyle e luxo Cláudia Liechavicius, além do apoio da EGTEX Alpinismo Industrial, entre outros.
"O nosso objetivo era chamar a atenção do público de todas as camadas sociais sobre algumas características comuns entre os familiares e cuidadores que convivem com as pessoas com Alzheimer e outras demências, que são: a depressão e a angústia, além de outras consequências do afastamento social e da sobrecarga emocional e financeira", diz o idealizador da campanha e criador do Blog Alzheimerebook, o empresário Piñon. "A campanha foi um sucesso graças à participação desses voluntários", conclui.
Segundo o empresário, o alvo da campanha foi o combate ao estigma em torno da Doença de Alzheimer, que é a causa mais comum entre os diversos tipos de demência. "A consequência do estigma leva as pessoas envolvidas ao constrangimento, o que acarreta, gradativamente, no afastamento do convívio social. E isso gera um ambiente de muita tristeza e solidão para quem tem a doença e para seus cuidadores", explica Piñon.
A campanha tinha como slogan o lema "Abrace muito apertado" e um coração amarelo sobre uma fita lilás (cor representativa da doença), como forma de lembrar que mesmo que as pessoas com Alzheimer, que pouco a pouco vão esquecendo as coisas; os parentes; os amigos, e a sua própria história, o coração reage ao amor que se tem.
"Acredito que foi isso o que mais motivou a adesão de tantos famosos, que com a força de suas redes sociais reverberaram a mensagem a milhares de brasileiros de todas as idades, reforçando a importância de que não nos afastemos destas pessoas, o que infelizmente, a tecnologia vem promovendo com relações virtuais afastando-nos de gestos tão amigáveis e vitais, capazes de ilustrar a vida em sua essência, como no mote: abrace muito apertado. E com isso estimulamos a quebra de barreiras, quaisquer que fossem não importam, com uma forma simples e grandiosa de cada um contribuir com a campanha, que é estar presente e ser esta pessoa amável que todos nós podemos ser todos os dias, uns com os outros", diz o empresário.
Importância do cuidador
A campanha destacou também a importância de se reconhecer o papel do cuidador, da sua dedicação, do seu amor incondicional, mas sublinhou o fundamental, que é estar junto, participar e ser aquele abraço que conforta. E, segundo o idealizador, deu frutos:
"O sucesso é tamanho que mais e mais pessoas estão pedindo a camisa da campanha, e vimos nisso o desejo de que o Abrace muito apertado não se restrinja ao mês de setembro, em que ocorre a campanha mundial com as entidades representativas em todo o mundo. É muito oportuno o movimento pela continuidade da campanha o ano inteiro para que lembremos da importância vital de nossa presença física junto aos familiares, cuidadores e amigos que estão vivendo ao redor das demências".
O Alzheimer ainda não tem cura, mas o afastamento e a ausência na vida das pessoas idosas, na vida das pessoas com demências, isso sim tem cura, desde o princípio.
Iluminação especial
A campanha contou ainda com a iluminação especial na cor lilás de prédios e monumentos no Rio e Niterói, entre os quais: O Cristo Redentor, o Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, o Espaço Cultural dos Correios Niterói, o MAC Museu de Arte Contemporânea Niterói. E teve divulgação no programa de Rádio Catedral FM, Vinhetas em dez aeroportos do Brasil em mídia OOH, com 1 milhão de inserções distribuídas nos: Aeroporto de Congonhas; Aeroporto Santos Dumont; Aeroporto Internacional de Salvador; Aeroporto Internacional de Curitiba; Aeroporto Internacional de Porto Alegre; Aeroporto Internacional de Recife; Aeroporto Internacional de Fortaleza; Aeroporto Internacional de Manaus; Aeroporto Internacional de Cuiabá; Aeroporto de Pampulha, e atingiu o seu registro histórico com a obliteração do selo personalizado “Abrace muito apertado” com o carimbo comemorativo dos Correios oficializando a campanha em âmbito nacional e internacional.
Em 2016, a campanha contou com o apoio do apresentador Otaviano Costa, do ex-judoca Flávio Canto, Adriana Benhar, Cyro Delgado Lars Grael, Robson Caetano e Fabi Oliveira.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

UFF Responde: Tuberculose

  No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, data que reforça a importância da conscientização sobre uma das doenças infecciosas mais antigas e ainda presentes no mundo. Segundo dados do  Ministério da Saúde , o Brasil registrou cerca de 84 mil novos casos em 2025, o maior número das últimas duas décadas. Fatores como a desigualdade social, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e   o abandono do tratamento contribuem para o avanço da doença. O problema também é agravado pela disseminação de desinformação sobre vacinas e doenças infecciosas, o que dificulta o enfrentamento da tuberculose e retarda o diagnóstico precoce — essencial para interromper a cadeia de transmissão. Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas. Apesar de ter cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a tube...

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar ...

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia