
Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), também conhecido como Hospital da Posse, precisa reforçar urgentemente os estoques de sangue de todos os tipos. A quantidade disponível de sangue na maior emergência da Baixada Fluminense está crítica para a unidade que realiza cerca 17 mil atendimentos por mês, especialmente casos de trauma. Para manter o estoque abastecido são necessárias 600 bolsas por mês, mas o banco de sangue tem registrado, em média, 290 doações.
A redução no número de doadores nesta época do ano somada a alta demanda de atendimentos ligou o sinal de alerta na direção da unidade. O HGNI realiza, em média, 600 cirurgias por mês. Além de abastecer o hospital, o Hemonúcleo também fornece bolsas à Maternidade Mariana Bulhões. Um doador de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas.
A doação de sangue acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, no banco de sangue do HGNI, localizado próximo à recepção geral. Para doar é necessário que a pessoa esteja bem de saúde, tenha entre 16 e 69 anos e pese mais de 50 quilos. Não é preciso estar em jejum, mas não poderá doar quem tiver consumido bebida alcoólica nas últimas 24 horas ou comida gordurosa nas últimas 4 horas. Menores de idade de 16 e 17 anos também podem ajudar a salvar vidas, mas para isso é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração está disponível no site do Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio):
http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/PDF/Menor_idade.pdf.
O HGNI fica localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, 953, no bairro da Posse, em Nova Iguaçu.
Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário