Pular para o conteúdo principal

Saiba como diminuir os riscos de pegar a Covid-19 no transporte público lotado

 




Com a reabertura da economia chegando a um número cada vez maior de setores, o afrouxamento do isolamento social se vê cada vez mais evidente nas ruas. Com mais gente se deslocando pelas cidades, o transporte coletivo (quase sempre abarrotado de gente) pode se tornar um dos locais mais propícios para a propagação da Covid-19. Quem não tem como evitar o uso de ônibus, barcas, trens e vans precisa redobrar cuidados para evitar o contágio.

Presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio, Tânia Vergara alerta que não é só o que se elimina pelo nariz e pela boca que pode espalhar o vírus.

— Mãos são um veículo muito importante. Uma mão contaminada contamina objetos, que contaminam outras mãos, que são levadas à boca, nariz e olhos, levando o vírus para a próxima vítima. É um ciclo que se perpetua se não quebrado — destaca a especialista.

Para minimizar os riscos de quem precisa se deslocar em horários de rush, o que se pode fazer, segundo Vergara, além de manter o afastamento de outras pessoas quando possível, é usar corretamente as máscaras de proteção, manter janelas abertas e higienizar frequentemente as mãos:

— As máscaras devem cobrir nariz e boca e devem ser trocadas se ficarem úmidas com a fala ou a respiração. As mãos devem ser higienizadas com água e sabão ou álcool 70% várias vezes durante o dia. É preciso higienizar antes de sair de casa e depois de segurar em balaustres de transportes, cadeiras, maçanetas, dinheiro.



Virologista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Betania Paiva Drumond diz que é importante a aplicação do álcool gel nas mãos sempre que embarcar ou descer do transporte, para que não se leve ou saia com o vírus do coletivo. Aglomerações em filas enquanto aguarda o embarque devem ser evitadas. Além disso, deve-se evitar levar as mãos ao rosto enquanto estiver na condução.


— Se precisar espirrar ou tossir, use um lenço ou projeta com o braço, mas não se deve levar a mão à boca, olhos ou nariz. Se for trocar de lugar e acabar tocando no apoio metálico ou no próprio assento, deve-se fazer a assepsia — diz a especialista.

Passageira infecta 15 pessoas

Nesta semana, um jornal britânico publicou a história de uma única passageira infectada com o coronavírus que transmitiu a doença para outras 15 pessoas, sem saber, durante um voo de 10 horas entre Londres, na Inglaterra, e o Vietnã.

A mulher, que não teve a identidade revelada, estava com dor de garganta e tosse antes do embarque e testou positivo para Covid-19 dias depois, de acordo com um relatório do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

A viagem ocorreu no dia 1º de março, e um trabalho de rastreamento de contatos foi determinante para que se chegasse agora na identidade das pessoas infectadas: 12 passageiros da classe executiva, dois da econômica, além de um membro da tripulação.

Para os que precisam utilizar aviões durante a pandemia, Vergara lembra que o perigo de contaminação está na proximidade com os vizinhos do lado, da frente e de trás e com os objetos contaminados, como maçanetas, torneiras e braços de cadeiras.

— No avião, o fluxo de ar é diferente e ninguém anda grudado no outro como em ônibus, metrôs, trens e vans, mas deve-se tomar os mesmos cuidados, como usar máscaras o maior tempo possível, restringindo a retirada aos horários de alimentação, além de higienizar tantas vezes quanto necessárias as mãos — diz Tania, ressaltando que os cuidados devem ser estendidos ao período em que se circula pelos terminais dos aeroportos.






Comentários

  1. Happiness is all i see now, i was herpes sicker for 6 years but i thank God for directing my footsteps to Dr Emu, he gave me instructions and i followed and in 2 weeks i was completely cured using his medicine, I am now Herpes Negative Contact Dr Emu for more information, He also has other cure to other ailment, HIV AIDS, CANCER, DIABETES, HEART DISEASE, HEPATITIS B/C And also restore broken relationships such as Ex HUSBAND, Ex WIFE, BROKEN MARRIAGES, Any kind of Problem in any relationship can be restore back in 24hours, Just Email: emutemple@gmail.com  Whatsapp or call: +2347012841542

    ResponderExcluir
  2. Happiness is all i see now, i was herpes sicker for 6 years but i thank God for directing my footsteps to Dr Emu, he gave me instructions and i followed and in 2 weeks i was completely cured using his medicine, I am now Herpes Negative Contact Dr Emu for more information, He also has other cure to other ailment, HIV AIDS, CANCER, DIABETES, HEART DISEASE, HEPATITIS B/C And also restore broken relationships such as Ex HUSBAND, Ex WIFE, BROKEN MARRIAGES, Any kind of Problem in any relationship can be restore back in 24hours, Just Email: emutemple@gmail.com  Whatsapp or call: +2347012841542

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios. — A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal. A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo. — São os princípios éticos desenvolvidos desde a infância que asseguram a autoconfiança nos momentos em que ...

Filha de Júnior Lima sofre doença rara; entenda o que é a síndrome nefrótica

  O cantor Junior Lima e a mulher dele, Mônica Benini, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha deles, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins, levando à perda excessiva de proteínas na urina. “Não costumamos abrir nossa intimidade, ainda mais se tratando de filhos, mas aconteceu algo e julgamos muito importante trazer aqui como um alerta para outras famílias que possam viver algo parecido”. O casal revelou que a doença surgiu na menina como uma alergia no olho que fez a região inchar. Eles procuraram médicos, especialistas e alergistas até chegar ao diagnóstico certeiro de síndrome nefrótica. Na maioria dos casos, a síndrome pode ser congênita (rara) e/ou adquirida por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, autoimunes, diabetes, hepatite ou doenças sistêmicas, como o lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente. Sintomas Inchaço nos tornozelos e nos pé...