Pular para o conteúdo principal

Aniversário solidário para a comemoração dos 18 anos do Hemorio

Os estudantes Lucas Souza e Francisca Iglesia comemoraram seus aniversários de 18 anos doando sangue na sede do Hemorio, no centro do Rio. A iniciativa ajudou a aumentar o estoque de bolsas de sangue do hemocentro, principal abastecedor da rede pública de hospitais do Estado do Rio de Janeiro. Os jovens reuniram amigos e familiares nos aniversários solidários.

Para colaborar com a causa, o estudante Lucas usou uma rede social para convidar os amigos para comemorar seu aniversário de um jeito diferente. O jovem foi incentivado pelos pais, que são doadores de sangue.

“Tenho vontade de doar sangue desde pequeno. Sempre me interessei pelo assunto e queria fazer minha primeira doação ao completar a maioridade. Fiquei feliz dos meus amigos terem comparecido para doar”, disse Lucas.

Para Francisca, festejar seus 18 anos fazendo uma doação de sangue é um exemplo que deve ser seguido por outros jovens. Ela planeja organizar uma caravana para que colegas da escola onde estuda, em Itaboraí, possam ajudar a abastecer os estoques do instituto estadual de hematologia. “Queria doar sangue porque sei que um dia eu também posso precisar. Todos os dias há pessoas que dependem das bolsas de sangue doadas para sobreviver. Estou fazendo a minha parte para salvar essas vidas”, afirmou Francisca Iglesia.

Campanha - O Hemorio, com objetivo de aumentar o estoque de sangue para o carnaval, lançou na última quarta a 10ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”. Integrantes da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro se uniram à madrinha oficial da iniciativa, a atriz Luiza Brunet, para incentivar a doação. Historicamente, o número de voluntários cai pela metade durante a folia.

De acordo com a diretora geral do Hemorio, a médica Clarisse Lobo, a meta é manter a média diária de 300 doares e conseguir mil bolsas de sangue a mais nesses 18 dias que antecedem o carnaval. Segundo ela, o apoio das personalidades e escolas de samba tem sido fundamental. “A campanha busca estimular a cultura da doação de sangue. Procuramos trazer personalidades que estão em evidência neste momento para reforçar as ações educacionais e trazer a mensagem ‘Doe sangue’”, afirmou Clarisse.

O Hemorio – que fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio, ao lado do Campo de Santana – funciona todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.

Fonte : O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial