Pular para o conteúdo principal

Dengue: risco à vista no Rio

Com a chegada do verão, os cariocas sempre se deparam com a possibilidade de uma nova epidemia de dengue. E, de acordo com o infectologista da UFRJ Edmilson Migowski e também com uma nova pesquisa realizada pela Fiocruz, há mesmo motivo para preocupação. Depois de vários dias de calor intenso, o Rio começou a enfrentar ontem fortes chuvas. São as condições ideais para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
 
Os cientistas da Fiocruz comprovaram a relação das altas temperaturas e fortes chuvas com o aumento do número de casos de dengue na cidade. Depois de analisarem o período de 2001 a 2009, constataram que aumento de 1°C na temperatura mínima num determinado mês ocasiona o crescimento de 45% nos casos de dengue no mês seguinte.

MARÇO A MAIO: MAIS PERIGO

Ao avaliaram a quantidade de chuva, perceberam que um aumento de 10 milímetros de precipitação causa crescimento de 6% no número de notificações do vírus no mês seguinte. O relatório divulgou outro dado importante: a maioria dos casos de dengue é concentrada no primeiro semestre, especialmente em março, abril e maio. Para a Fiocruz, o estudo pode justamente ajudar a evitar epidemias sazonais, já que com os dados é possível melhorar o conhecimento sobre as épocas mais suscetíveis a surtos.

Migowski, da UFRJ, acredita que o Rio pode enfrentar nova epidemia neste verão. “O aumento no número de casos entre abril e junho do ano passado me faz temer que um novo surto aconteça em 2013. Nas outras epidemias, o processo foi o mesmo. No ano anterior, casos cresciam nesses meses”.

População deve ficar atenta

Migowski alerta que a população é responsável direta por permitir ou não que uma nova epidemia atinja o Rio.

“Suja ou limpa, não deixe que a água se acumule em nenhum lugar.Os mosquitos se reproduzem em locais onde consigam se alimentar facilmente. Logo, estão no nosso quintal”, alerta.

A autora do estudo da Fiocruz, Adriana Fagundes, afirma que a dica de prevenção é a mesma: atenção dentro de casa.

“O criadouro continua sendo o mesmo. A atenção tem que ser redobrada em casa”.

Fonte : O Dia

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial