Pular para o conteúdo principal

Raios gama esterilizam mosquitos da dengue

Sempre que fica irritado, o cientista Bruce Banner transforma-se no Incrível Hulk, um dos personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos. Esse efeito é consequência de sua contaminação por raios gama. Se isso tivesse acontecido na vida real, certamente Banner teria sido incinerado. Em São Paulo, cientistas da USP estão usando raios gama para esterilizar o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Devido à sua alta energia, a radiação gama causa danos no núcleo das células. Por isso é usada para esterilizar equipamentos médicos e alimentos. Os cientistas da USP descobriram que o uso dos raios gama em baixa dose afeta a capacidade reprodutiva do mosquito. O Aedes não morre, mas fica estéril.

Segundo os autores do estudo, a irradiação nos mosquitos não causa danos ao meio ambiente. A aplicação é feita nos mosquitos machos em sua fase de pupa, quando seus órgãos já estão maduros. Depois eles serão soltos no ambiente, onde terão de brigar com mosquitos machos saudáveis pelas fêmeas.

Como são estéreis, os ovos liberados pelas fêmeas não eclodem. Assim, pesquisadores esperam controlar a população de mosquitos. Por enquanto, o teste está sendo feito em ambiente controlado.

A dengue mata pelo menos 20 mil pessoas ao ano no mundo, e ainda não há vacina para prevenir a doença. Só no Estado do Rio, no período de 1 a 19 de janeiro deste ano foram notificados 3.038 casos suspeitos de dengue. A melhor prevenção é acabar com focos do mosquito.

Fonte : O Dia

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial