Pular para o conteúdo principal

Saúde: Rio de Janeiro vai ganhar centro estadual de transplantes

A árdua espera por um transplante de órgãos é uma realidade para mais de 23 mil brasileiros, dos quais cerca de 1,6 mil vivem no Rio de Janeiro. Ocupando a lanterna no País na área de doação de órgãos até 2010, o estado registrou nos últimos dois anos o maior avanço nacional, pulando para a atual 3ª posição no ranking.

O resultado é fruto de várias ações que tiveram início com a criação do Programa Estadual de Transplantes (PET). E a partir de fevereiro de 2013, mais um progresso: o Centro Estadual de Transplantes, que funcionará no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca.

Anteriormente, o Governo do Estado contava com unidades federais conveniadas para a realização dos transplantes. Mas, a partir de agora, terá um serviço próprio para atender a quantidade cada vez maior de órgãos captados pelas equipes do PET. Em 2012, foram realizadas 221 doações de órgãos, quase o dobro do ano anterior. A meta para 2013 é superar 250 captações.

O Rio de Janeiro investiu em quatro pilares para mudar sua política de captação de órgãos: gestão, modernização, capacitação e comunicação. Adotou-se a ferramenta de gestão Donor Action nos hospitais estaduais de emergência. O sistema visa diagnosticar as falhas no processo de notificação de possíveis doadores e, a partir daí, desenvolver um protocolo de procedimentos.

O investimento em infraestrutura e a modernização de equipamentos também contribuíram para o avanço. O PET ganhou uma sede, com objetivo de unificar a equipe e otimizar o trabalho, enquanto uma parceria com o Governo do Estado permitiu que os helicópteros usados pela Defesa Civil e Polícia Militar transportem órgãos entre municípios. A agilidade no processo de transplante é um dos pontos fundamentais. Um coração, por exemplo, precisa ser transplantado em até cinco horas e um fígado, no máximo, em 12 horas.

Capacitação – Em parceria com a Universidade de Barcelona, na Espanha, 150 pessoas passaram por um curso de capacitação em transplantes. O país é uma referência mundial na área e tem o maior número de doadores de órgãos por milhão de habitantes.

O modelo espanhol foi implementado em quatro unidades de saúde e a qualificação dos profissionais do Rio de Janeiro foi reconhecida pelo Ministério da Saúde, que solicitou vagas para que pessoas de outros estados participem do curso. Outra ação foi aumentar a remuneração dos profissionais e investir na melhoria das condições de trabalho.

“Há pouco mais de dois anos, o paciente que precisava de transplante viajava para outros estados em busca de atendimento. A transformação que o Rio de Janeiro passou nesta área foi tão significativa que hoje isso não é mais necessário. Esta mudança não impacta apenas na vida dos moradores fluminenses, mas no País todo, pois os nossos avanços fizeram subir a média nacional de captação de órgãos”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

Estado triplica a relação de doadores

Criou-se o telefone 155 para notificação de possíveis doadores, número divulgado, em especial, nos hospitais de urgência e emergência. As ligações feitas para informar possíveis doadores são imediatamente transferidas para o PET. Já as chamadas para esclarecimento de dúvida são respondidas pelos funcionários da Central de Atendimento. Essa triagem evita esperas desnecessárias ou linhas ocupadas. Na outra ponta, esse fluxo faz com que a equipe do PET tenha acesso à informação sobre doadores de forma mais rápida.
Em 2010, foi lançado o site www.transplante.rj.gov.br, com informações sobre o programa, explicação sobre o processo de doação de órgãos, dados sobre a fila de transplantes, informações voltadas aos profissionais de saúde e um canal para contato.

“Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Rio de Janeiro triplicou a relação de doadores. Em uma medição feita por milhão de habitantes, em 2010 o estado passou de 5,1 para 15, e em 2012, atingiu 12,8 doadores por milhão de habitantes”, número acima da média brasileira.
Todo o processo que envolve transplante só é possível a partir da autorização da família para que seja realizada a doação de órgãos. Este ato de amor é ainda mais nobre porque acontece em um momento de profunda dor, quando se perde um ente querido. Os profissionais responsáveis por fazer contato com os familiares passam por constantes treinamentos para lidar com a situação.

Fonte : O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial