Pular para o conteúdo principal

Getulinho será reaberto como hospital de campanha

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, assinaram nesta quarta-feira um termo de compromisso para a mobilização da Força Estadual de Saúde e para a instalação de um hospital de campanha, que começa a funcionar nesta quinta-feira, no estacionamento do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, no Fonseca. 

A unidade, que estava fechada desde 2011, passará por reformas e deverá ser transformada em referência pediátrica para toda a região. Todas as crianças que procurarem a UPA da cidade serão levadas de van até o hospital.

O hospital de campanha será aberto hoje às 8 horas e funcionará por 60 dias, prazo que pode ser estendido por mais 60 dias. 

A unidade, que terá atendimento 24h, contará com 120 servidores públicos, entre eles, cinco pediatras, três enfermeiros, um farmacêutico, seis técnicos de enfermagem, além de maqueiros, técnicos em raios-X, fisioterapeutas e profissionais administrativos. 

Estrutura – O hospital de campanha tem sala de classificação de risco e de espera, consultórios para pronto-atendimento, enfermaria com cinco leitos de observação, sala vermelha com leito de estabilização, salas de sutura e nebulização e enfermaria com cinco leitos de terapia intensiva.

Ontem à tarde, Rodrigo Neves e Sérgio Côrtes visitaram a unidade acompanhados do secretário municipal de Saúde, Chico D´Angelo, da vice-presidente da Campanha Hospitalar da Fundação Municipal de Saúde, Elaine Machado Lopes, e da diretora do Getulinho, a médica Maria Lúcia Nicolau Pinto. 

“Isso aqui não é só uma promessa de campanha que o prefeito está cumprindo. O que temos aqui não é uma mera emergência. Temos leitos de UTI com equipamentos que muitos hospitais particulares não têm Isso aqui tem um simbolismo, uma importância para Niterói muito grande. O prefeito propõe criar e transformar o ‘Getulinho’ num hospital de referência em pediatria, no qual todas as mães, pais, avós e, sobretudo, as crianças vão ter tranquilidade em ser atendidas neste complexo”, lembrou Sérgio Côrtes. 

Descuido – O prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância do atendimento pediátrico na rede pública para os moradores de Niterói. “O fechamento da emergência do Getulinho era um descuido com as crianças e inadmissível numa cidade onde mais de 50% da população não têm plano de saúde. A reabertura é o primeiro passo da reestruturação do sistema de saúde de Niterói”, disse o prefeito. 

“Este hospital tem uma história. Por aqui passaram residentes, daqui saíram pediatras para todo o Brasil. Infelizmente, nos últimos anos, o hospital passou por graves problemas, culminando com o fechamento da emergência. Nesses dois últimos meses de transição, discutimos a reabertura da emergência, com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado para oferecer atendimento com padrão de qualidade”, afirmou Chico D`Angelo.

Reforço – A Força Estadual de Saúde, que vai atuar no hospital de campanha montado no Getulinho, ficará na unidade por 60 dias, podendo ter sua permanência renovada por mais 30 dias. 

Fonte : O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial