Pular para o conteúdo principal

Movimento para vacinação contra vírus do HPV também para meninos

A Universidade Federal Fluminense (UFF) estará à frente de um movimento em favor da necessidade de disponibilização de vacinas contra o vírus do HPV para os meninos e pessoas que vivem com HIV. O assunto será discutido no evento “Conversando com Prazeres”, na comunidade do Morro dos Prazeres, no dia 6, e no 5° Simpósio Brasileiro de Papilomavirose Humana, entre os dias 7 e 9 de agosto. As duas atividades acontecem no Rio de Janeiro. Segundo o professor e chefe do Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) da UFF, Mauro Romero, é um erro restringir a política de vacinação apenas às meninas de 11 a 13 anos, uma vez que o HPV é uma patologia que atinge ambos os sexos.  
“Se na hora da relação, a menina não estiver protegida ele será infectada pelo menino. Mas, o inverso também ocorre. Então essa política precisa ter extensão assim como ocorre em várias cidades do mundo. O discurso do Governo Federal até agora era de que o HPV era a grande causadora do câncer de colo de útero, porém o vírus não só causa essa doença, como também o câncer de laringe, pênis e ânus”, contestou Mauro. 
De acordo com o professor da UFF, é preciso lutar pela equidade de atenção e desconstruir a ideia de que o HPV é uma doença da mulher. 
“Ambos devem buscar educação e saúde primária. A mulher só vai ter câncer de útero se for contaminada. E quem contamina a mulher na maioria das vezes é o homem pela via sexual. É preciso lutar também para vacinar quem está numa situação desfavorável, ou seja, infectada pelo HIV. Isso porque o vírus diminui a resistência celular e de imunidade”, destacou.

Atividades – No próximo dia 6, o departamento de DST da UFF, do qual Mauro é chefe, realizará uma atividade com o enfoque educativo no Morro dos Prazeres. O objetivo é, além de levar informações, destacar a necessidade de efetuação da segunda dose da vacina contra HPV, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde, nas faixas etárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde, e abordar a necessidade de vacinação também para meninos adolescentes. 
O curta-metragem “Programa da Larah”, produzido pela equipe de professores e alunos do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF baseado no livro “HPV: que bicho é esse?”, vai ser exibido durante o evento. O grupo de teatro Fazendo Arte, projeto do Morro do Turano, apresentará a peça “Bobeou, Dançou”, sobre prevenção de DST e drogas. 
Já entre os dias 7 a 9 de agosto no Rio de Janeiro, a UFF, em parceria com a Associação de DST do Rio de Janeiro realizarão o 5º Simpósio Brasileiro de Papilomavirose Humana. O encontro também terá a proposta de discutir o assunto entre especialistas da área. 
A programação do evento inclui palestras, conferências por profissionais especialistas no tema HPV e apresentação de trabalhos científicos (oral e pôsteres), previamente inscritos e selecionados pelos organizadores.


O simpósio será sediado no Windsor Flórida, Rua Ferreira Viana, 81, Flamengo, Rio de Janeiro. Outras informações em www.hpvinrio.com.br ou pelos telefones 3473-6114 e 2285.

Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde