Pular para o conteúdo principal

UFF sedia hoje a campanha ‘Universitário Sangue Bom’

A campanha “Universitário Sangue Bom” acontece hoje, das 9h às 13h, no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF). O movimento é um incentivo à doação de sangue dos alunos. O projeto, que existe há 3 anos, já arrecadou 4 mil bolsas, salvou 16 mil vidas e impactou 300 mil jovens. 
Para participar da campanha é preciso ter entre 18 e 65 anos, apresentar um documento de identificação com foto, estar com boa saúde, pesar acima de 52 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. Não é necessário estar em jejum, somente evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação. 
Antes da realização da doação, o voluntário efetua seu cadastro, passa por um processo de hidratação, alimentação, preenchimento de questionário e triagem clínica. Após a análise dos critérios determinados pelas normas técnicas do Ministério da Saúde, para proteção ao doador e ao receptor, é feita a coleta de 450ml de sangue. Todas as etapas levam cerca de 30 minutos. 
As mulheres podem doar três vezes ao ano, com intervalos de três meses entre cada doação. Já os homens podem doar até quatro vezes, com intervalos de dois meses entre cada doação. Mulheres grávidas ou amamentando não devem doar sangue.
Os interessados que não puderem participar da ação na UFF poderão agendar a data e a hora de sua doação no HemoRio, pelo Disque Sangue: 0800-2820708, de segunda a sexta-feira.

Cadastro – Começa hoje, o cadastramento e a coleta de doação da medula óssea, das 9h às 17h, na Avenida Roberto Silveira, 123, em Icaraí. A iniciativa é da Associação Davida Casa do Bom Samaritano que está em Niterói há três anos com ações de incentivo para a doação de medula. Para os interessados em se cadastrar como doador, é necessário levar a carteira de identidade, CPF, doar 5ml de sangue e ter entre 18 e 55 anos. Não é necessário estar em jejum.
De acordo com a vice-presidente da Associação, Noni Decchini, 20 profissionais do Instituto do Hemorio foram disponibilizados para estar ajudando no evento. Ela ressaltou ainda que a associação nasceu após a perda de seu neto, vítima de leucemia, por falta de doador compatível.
“A minha filha, Cristina Figueiroa, resolveu fundar o Davida para ajudar outras pessoas a receberam a doação da medula óssea, pois um dia nós já fomos vítimas da falta dessa doação, quando meu neto não teve doador compatível. É muito raro você encontrar alguém compatível, a chance é mínima, de um para 100 mil pessoas. Por isso fazemos essas ações, porque quanto mais doares conseguirmos é melhor”, ressaltou.

Caminhada - No domingo aconteceu uma caminhada do Museu de Arte Contemporânea (MAC) até a Igreja São Judas Tadeu, pela orla de Icaraí, para conscientizar a população sobre a importância da doação de medula óssea. Mais de 200 pessoas compareceram. 

Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde