Pular para o conteúdo principal

Terçol é mais comum em adolescentes e jovens; saiba como evitar

Na cultura popular, ele é visto como uma espécie de castigo para quem nega um desejo a uma grávida. 

Mais comum entre adolescentes e adultos jovens, o terçol, na verdade, é um processo inflamatório relacionado à oleosidade. Embora incômodo, ele não prejudica a visão e pode ser evitado com cuidados simples.

Pessoas que sofrem de blefarite (uma inflamação crônica das bordas das pálpebras) e acne são mais propensas a desenvolver terçol.

— Em mulheres, o uso de maquiagem de baixa qualidade ou de maneira incorreta também é fator de risco para o problema — explica o oftalmologista Alexandre Misawa, do Hospital San Paolo e do Hospital Sírio-Libanês.

De acordo com o médico, um dos maiores erros cometidos quando um terçol aparece é furar a lesão para saída do pus. A punção é necessária em casos que a inflamação causa muita dor, mas o procedimento só pode ser realizado pelo oftalmologista.

— Manipular uma agulha na região dos olhos é perigoso pelo risco de perfuração. Além disso, se a pessoa não tiver técnicas cirúrgicas adequadas, ela pode levar mais contaminação ao local e provocar uma infecção mais generalizada — alerta Misawa.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, não se deve usar substâncias como água de rosas e óleo de orégano no tratamento do terçol:

— O chá preto, também bastante utilizado, pode levar a uma conjuntivite tóxica causada pelo ácido tânico.

Dicas importantes

Para evitar o terçol, lave os cílios com xampu de bebê (neutro, de preferência) ou com produtos próprios para a região três vezes por semana. Para as mulheres, é essencial retirar bem a maquiagem e não usar lápis na linha d’água.

Em pessoas acima dos 50 anos, é preciso fazer o diagnóstico diferencial entre terçol e câncer de pele.

Quando o terçol é muito grande ou não é tratado adequadamente, pode haver a formação de um calázio. 
Trata-se de um nódulo dentro da pálpebra que, embora não atrapalhe a visão, traz prejuízos estéticos. O calázio pode ser retirado com cirurgia.

O terçol causa dor e vermelhidão nas pálpebras.


Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde