Pular para o conteúdo principal

Sardinha contém mais cálcio que leite e é fonte de ômega 3 para o coração

Cerca de 30% das mortes em todo o mundo são causadas por doenças cardiovasculares, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). E, no Brasil, quase metade das pessoas que sofrem um infarto morre na primeira hora, antes de chegar ao hospital. Mas, antes que o problema apareça, existe a prevenção.

Segundo os cardiologistas Roberto Kalil e Daniel Magnoni, a sardinha fresca ou em lata é uma ótima fonte de ômega 3 para o coração. Essa gordura boa ajuda o sistema cardiovascular e pode ser encontrada também em peixes de águas profundas, como o salmão.
Uma sardinha em lata contém 368 mg de cálcio e 23 mg de proteína. e uma porção de 60g tem mais cálcio que um copo de leite. Mesmo enlatado, o pescado não inclui conservantes nem alto teor de sódio. Além disso, a sardinha é rica em minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que atuam contra o câncer.
Bem Estar desta terça-feira (26) também mostrou o stent (molinha que empurra as placas que obstruem a artéria, para facilitar a passagem de sangue) bioabsorvível. O equipamento desentope a artéria e depois é absorvido pelo próprio organismo do paciente. A técnica já está liberada para uso na Europa, mas no Brasil ainda está em fase de estudos clínicos em três hospitais (no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e no Instituto de Cardiologia do Triângulo Mineiro, em Uberlândia).
O depósito de placas de gordura ou inflamação nas artérias começa por causa de fatores de risco como colesterol alto, hipertensão, fumo, estresse, obesidade, diabetes e fator genético. Quanto maior a inflamação, maiores são o processo de cicatrização, a formação de placas, a rigidez das artérias e o acúmulo de gordura. Assim, também são maiores as chances de um infarto agudo do miocárdio ou de um acidente vascular cerebral (AVC).
Para evitar problemas cardiovasculares, é importante controlar a pressão arterial e o colesterol (aumentar os níveis do HDL e diminuir os do LDL), e evitar outros fatores de risco, como fumo, estresse e obesidade.
Fonte: G1
Peixe (Foto: B. Boissonnet/BSIP/Arquivo AFP)Consumir peixe com frequência faz bem para o coração, explicam médicos (Foto: B. Boissonnet/BSIP/Arquivo AFP)

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde