Pular para o conteúdo principal

O pai também precisa se cuidar; conheça o pré-natal masculino

O Dia dos Pais é uma data de comemoração da relação entre pai e filho e também um bom momento para os futuros papais serem estimulados a se preocupar com sua influência sobre a saúde de seus bebês. Ao planejar ter um filho ou descobrir uma gravidez, a mulher precisa passar por uma série de exames para garantir que tudo correrá bem na gestação. O que muita gente não sabe é que o homem também deveria passar por um pré-natal, com consultas médicas e exames, igualmente importantes para preservar a saúde da criança.

Conhecido como pré-natal masculino, o check-up consiste em uma bateria de exames de sangue, que avaliam a situação de saúde do homem e a confirmação de tipagem sanguínea.

— A medida pode evitar a transmissão de uma série de doenças do pai para a mãe e, consequentemente, para o bebê que podem gerar complicações para o seu bom desenvolvimento — explica o Dr. Renato Sá, chefe do setor de obstetrícia e medicina fetal da Clínica Perinatal.

As principais doenças que devem ser prevenidas com vacina são a hepatite B, a rubéola, a coqueluche e até gripes mais graves. Avaliar se o homem tem sorologia positiva para tuberculose e doenças transmissíveis em geral como sífilis ou herpes e buscar prevenir uma possível contaminação também é uma ação de cuidado importante para garantir a integridade do bebê.

Além de doenças que podem ser transferidas para o filho, o pré-natal masculino ajuda a revelar o histórico genético do pai e prever algumas possibilidades de síndromes em geral, malformação fetal, doenças cardiovasculares e diabetes. O cuidado de descobrir o fator Rh do sangue do pai para mães com fator negativo também é essencial para que a gravidez seja acompanhada, em caso de fator positivo.




Pai cuidador
O papel do pai não é mais de apenas provedor, mas também de cuidador. A entrada da criança causa várias mudanças no campo psicológico e nas relações entre os membros da família. Por isso, o Dr. Renato Sá reforça que é importante o pai se reconhecer como um elemento central de atenção à gestação, não deixando apenas para a mulher o papel de cuidar do filho. Esta postura de companheirismo, segundo ele, deixa a mulher a se sentir mais segura e amparada, fazendo com que a gravidez seja mais tranquila e feliz.

— Já foi até tema de publicidade e é verdade: quando nasce um filho, nasce também um pai. É essencial que o pai acompanhe as consultas de pré-natal durante a gravidez e aprenda sobre o que está acontecendo, tire suas dúvidas e se prontifique a dar suporte a esse momento tão especial — recomenda o médico.

O médico conta que os homens ainda são tímidos e resistentes à ideia do pré-natal masculino, mas que existe uma tendência crescente de participarem dos mínimos detalhes da gestação, preocupando-se com a saúde dele e da família. A amamentação, por exemplo, é um dos temas que o especialista indica como essencial que o pai aprenda, já que implica diretamente na saúde do bebê.

— Algumas vezes este se torna um hábito difícil para a mulher. A presença e incentivo do pai é a melhor maneira de apoiá-la — explica o médico.

Onde mais entra o pai?

Pensar esta transformação do homem como pai passa também pela descoberta de em quais momentos ele poderá colaborar nos cuidados diários do filho. O portal de conteúdo online Guia do Bebê, direcionado às gestantes, pais, mães e famílias de crianças até seis anos, criou um vídeo que indica alguns desses momentos.

- A hora de colocar o bebê para arrotar

Logo depois da mamada, o bebê deve ficar pelo menos dez minutinhos em posição vertical no colo do pai.
- Eleger o banho como função do pai

Este momento é agradável para o bebê e uma excelente oportunidade para que os laços se estreitem.

- No aperto da cólica

Como os homens têm a temperatura corporal um pouco mais elevada que as mulheres, eles podem ajudar muito quando o bebê estiver com cólica. A posição barriga com barriga e as perninhas encolhidas e a massagem do pai são ótimas nessas horas.

O material reforça que o quanto antes o pai aprofundar o contato com o bebê depois do nascimento, melhor para as relações familiares.

O obstetra Renato Sá comenta as dicas lembrando que o bebê começa a a ouvir os sons externos ao organismo da mãe a partir do quinto mês.

— É legal também que os papais já comecem a conversar com a criança, para que sua voz e seu carinho sejam familiares e ajudem a estreitar a relação e acalmar o bebê depois de nascido — recomenda.

Chance de cuidar da saúde

Futuros pais devem procurar ajuda médica para evitar a transmissão de doenças entre pai, mãe e bebê, mas não para por aí. O Ministério da Saúde incentiva que se aproveite este momento especial de felicidade para a família seja também uma oportunidade para que todos tenham mais atenção ao estado de saúde individual de cada um. A recomendação é que os homens façam também um check-up para verificar as condições de suas taxas metabólicas e outros sintomas que possam sinalizar problemas de saúde. Desta maneira, garante-se não apenas uma gestação saudável, mas o cuidado com o pai, que deve estar em plena forma para acompanhar o crescimento do filho que está para nascer.

Mês de Valorização da Paternidade

Há mais de dez anos, o Comitê Vida, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, busca sensibilizar famílias, profissionais de saúde e a sociedade como um todo para a Campanha de Valorização da Paternidade, celebrada em agosto, mês em que o projeto faz uma série de atividades especiais. A proposta é provocar a conscientização da importância da participação do pai no crescimento e desenvolvimento dos filhos. A iniciativa envolve unidades de saúde, escolas, universidades, complexos esportivos, comunidades e demais parceiros da promoção da saúde da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Jornal Extra


Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde