Pular para o conteúdo principal

Campanha arrecada 200 doações de cabelo para mulheres com câncer



A campanha “Amor em cada Fio” realizada no dia (21), no Huap reuniu muitas pessoas que quiseram contribuir com o objetivo que era arrecadar as mechas de cabelo para a confecção de perucas para mulheres que passam por tratamento quimioterápico. A ação organizada pela Liga Acadêmica de Medicina da UFF e Trote Cultural em parceria com a Associação de Amigos da Mama (Adama) conseguiu arrecadar 200 mechas de cabelo.
Depois de preencher uma ficha autorizando a doação de cabelo os voluntários faziam o corte, pela equipe de profissionais do Espaço Juliana Paes. Mariana Paes, coordenadora da rede de salões, ficou muito feliz em participar da campanha. “Estamos muito satisfeitos de participar desse projeto social em meio a toda a violência que o nosso país está vivendo. Poder ajudar essas mulheres a levantar sua autoestima é algo muito gratificante. Tomou uma proporção maior do que a gente esperava”, afirma.
Alunos de diversos cursos participaram da campanha. O estudante de engenharia de telecomunicações Rafael Barros, acha que se pintar faz parte do trote, mas que essa iniciativa de poder ajudar o próximo também é muito importante “Eu já tinha uma amiga que fazia esse tipo de doação, mas eu ainda não tinha tido oportunidade. Hoje depois de deixar meu cabelo crescer por dois anos, decidi fazer a doação”.
Moradora de Magé, A administradora Monica Tavares, veio acompanhada do filho e do sobrinho para fazer a doação. “Eu soube da campanha pelas redes sociais, trouxe um cabelo que eu já tinha cortado e vou cortar mais um pedaço hoje. Meu filho que não tem o tamanho de cabelo suficiente para a doação trouxe leite em pó. Incentivo ele desde pequeno a participar dessas ações”.
Maria Eduarda Carvalho, residente de farmácia também doou o cabelo duas vezes. “Eu sempre tenho a vontade de cortar o cabelo, mas não em vão. Como surgiu a campanha eu trouxe um pedaço que já tinha em casa e também vou cortar aqui”.
Camilla Figueiroa, aluna de medicina e uma das organizadoras do evento estava empolgada com o alcance da campanha. “O trote cultural conscientiza os alunos desde o início da faculdade a ajudar o próximo. Estamos muito felizes e emocionados com a repercussão e envolvimento da comunidade acadêmica e de toda a população, e pretendemos dar continuidade Essa foi só a 1ª edição”, acrescentou.
A ação também recebeu doações de leite em pó e suplementos que foram encaminhados à Comissão de Aids através da Associação de Colaboradores do Hospital Universitário Antonio Pedro ( Achuap )  e à Unidade de Atendimento Oncológico do Huap. Durante o evento foram feitas orientações sobre "Prevenção e cuidados na saúde da mulher".
Projeto trote cultural
O Projeto Trote Cultural UFF foi criado há 17 anos na Universidade Federal Fluminense com a finalidade de receber os novos universitários com atividades socioculturais. Implantado em 2001 com a proposta de se tornar uma alternativa ao trote tradicional, o projeto incentiva o respeito à vida, à pessoa e ao meio ambiente. O trabalho conta com a participação de veteranos e dos calouros que ingressam nos diversos cursos de graduação. As atividades são propostas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos Diretórios Acadêmicos (DAs) e realizadas no início de cada período letivo.

Comentários

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil; atendimento por causa da doença cresce entre jovens

                        Administrador de empresas, Luciano foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022 — Foto: Arquivo Pessoal Luciano Ferreira, de 50 anos, só foi ao médico porque estava prestes a perder o plano de saúde. Procurava resolver um problema no estômago, mas saiu do consultório com outro pedido de exame: o PSA, marcador usado para rastrear o câncer de próstata. O tumor foi descoberto em 2022, ainda no início e, poucos meses depois, Luciano passou por cirurgia para retirar a próstata, a prostatectomia radical. Não precisou de quimioterapia nem radioterapia. “Tive sorte e diagnóstico precoce. Estou há três anos em remissão (sem sinal da doença). Hoje entendo que exame de rotina não é exagero, é cuidado com a vida”, resume. Crescimento entre homens mais jovens 📊 Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passand...

Anvisa suspende lote de paracetamol e de outros 3 remédios de laboratório

Quatro medicamentos produzidos pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A. tiveram lotes suspensos por determinação da Anvisa, entre eles o Paracetamol 500 mg, indicado para febre e alívio de dores. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20). O lote 1998101 do Paracetamol 500 mg, com validade em 11/2015, foi suspenso depois que um consumidor contatou o Procon para denunciar  que havia um parafuso no lugar de um dos comprimidos, em uma das cartelas do medicamento. Após notificação do Procon, o laboratório já iniciou o recolhimento voluntário do lote, que foi distribuído em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. O medicamento Cetoconazol 200 mg, indicado para tratamentos de infecções por fungos ou leveduras, teve suspenso o lote 1048105, com validade em 6/2015.  O motivo da suspensão foi uma queixa de um consumidor feita ao SAC do laboratório. Ele afirmou que encontrou um outro medicamento, o Atenolol 100 mg, na cartela do Cetocona...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...