Pular para o conteúdo principal

Mulher: confira dicas de como manter o corpo e a mente saudáveis

Na próxima quinta, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, e nada melhor do que comemorar a data esbanjando saúde. Durante a vida, as mulheres passam por diversas mudanças (físicas e psicológicas) e, por isso, precisam estar atentas aos cuidados que devem tomar em cada fase.
— As mudanças mais significativas acontecem nas fases de transição, ou seja, puberdade (transição entre infância e adolescência), durante o período gestacional e na menopausa (período em que a mulher para de menstruar) — explica a ginecologista Renata Zambon K. Guidoni.
Uma das maneiras de manter a saúde em dia é escolher com consciência o que fará ou não parte de sua dieta diária. Alguns nutrientes são necessários, por exemplo, para repor o que foi perdido na menstruação.
— O ferro é essencial para repor a deficiência no organismo com a perda de sangue. O cálcio impede a perda óssea, reduzindo o risco de fratura e prevenindo a osteoporose. A vitamina D é importante para aumentar a imunidade e prevenir o câncer. E as fibras alimentares ajudam no trânsito intestinal — explica a nutróloga Yara Dantas.
Manter a pele bonita é outro desafio das mulheres brasileiras. Por conta do clima quente e ensolarado no país na maior parte do ano, usar filtro solar diariamente é a recomendação número um dos especialistas.
— O envelhecimento é uma constante desde que nascemos. Como cuidados básicos, além da boa alimentação, é importante a ingestão adequada de água e líquidos e evitar hábitos como o tabagismo — orienta o dermatologista Tiago Silveira.
Atividade física: benefício duplo para elas
O ganho de peso é um processo normal, apesar de causar grande preocupação às mulheres. A dica é unir boa alimentação e exercícios físicos diários.
— Com o passar da idade, o metabolismo fica mais lento e, em virtude da vida corrida, com mais compromissos de trabalho e casa, acabam tendo menos tempo de se cuidar — afirma o endocrinologista Francisco Tostes, especialista em emagrecimento e atividade física.
Para equilibrar saúde, bem-estar e disposição para cuidar dos dois filhos, a consultora de moda Mariana Portela, de 32 anos, há 4 apostou no pole dance.
— Meu filho mais novo tem paralisia cerebral. Por isso, tenho uma rotina bem puxada de reabilitação, cuidados e trabalho. O pole dance é a minha terapia — afirma.
A saúde mental também exige cuidados.
— Questões hormonais e excessos de responsabilidades são o que mais afeta o psicológico das mulheres — cita a psicóloga Sirlene Ferreira.
‘A mulher quer ser tudo, e isso provoca uma exaustão’
Mirian Goldenberg
Antropóloga e escritora do livro “A bela velhice”
Por que as mulheres são tão felizes no começo da vida e quando são idosas, mas não tanto aos 30 anos?
É o excesso de atividades, obrigações e responsabilidades. No Brasil, temos uma cultura da soma: aqui a mulher quer trabalhar, ser mãe, linda e sexy. As mulheres querem ser tudo, e isso provoca uma exaustão. E elas reclamam que falta tempo e que não são reconhecidas.
E o que fazer para mudar?
O caminho é descobrir como exercer uma liberdade maior de escolha e conquistar isso no dia a dia. E participar de tudo que é possível para melhorar a vida de todas as mulheres. A luta é coletiva.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial