Pular para o conteúdo principal

Saiba quais são as doenças bucais mais comuns nas grávidas



A gestação é um período em que a mulher deve, mais do que nunca, cuidar da própria saúde, para garantir o bom desenvolvimento do bebê. Além de consultas mensais com o obstetra, a grávida também deve marcar presença no consultório dentário. Nesse período, a futura mamãe fica mais vulnerável ao surgimento de doenças bucais, como explica Adriana Jettar Ciomei, dentista especializada em endodontia, da Elleven Odontologia.
— Nessa fase, elas têm um aumento da vascularização e mudanças hormonais muito intensas. Geralmente há carência de vitamina C e niacina, que possuem propriedades cicatrizantes. Além disso, ocorre uma mudança no hábito alimentar, passando a consumir mais açúcar.
Dentre os problemas mais comuns estão a gengivite e a periodontite. Por causa disso, o procedimento padrão na Clínica da Família Helena Besserman Vianna, em Rio das Pedras, é encaminhar a paciente grávida para uma consulta com o dentista assim que a gestação é descoberta.
— Na primeira avaliação, identificamos todas as possibilidades de problemas que possam aparecer. Durante a gravidez, muitas mulheres negligenciam o tratamento odontológico por ouvir dizer que a gestante não pode fazer procedimentos. Isso é mentira — afirma Enio Audi, dentista da unidade.
Cuidado deve começar antes da gravidez
Outro problema que pode surgir na boca da gestante é o granuloma gravídico. A lesão é benigna, mas deve ser retirada por meio de cirurgia após o terceiro mês de gestação. As doenças bucais devem ganhar atenção da gestante, já que, em caso de agravamento, o bebê corre risco de parto prematuro.
— Aquelas bactérias que estão na cavidade oral podem ultrapassar a barreira placentária e chegar ao feto. Isso pode ocasionar até um parto prematuro — alerta Enio.
As mulheres que pretendem engravidar devem fazer uma avaliação preventiva com o dentista.
Como é cada doença

Gengivite

Inflamação da gengiva que ocorre com grande parte das gestantes por causa do acúmulo da placa bacteriana. Na gravidez, ela é potencializada pelo enfraquecimento do sistema imunológico.

Periodontite

É a evolução da gengivite, que ocasiona a perda dos tecidos de suporte dos dentes.

Granuloma gravídico

Uma espécie de caroço surge na gengiva da grávida. A lesão é benigna, mas que pode ultrapassar um centímetro de diâmetro e tem que ser retirada.
Dicas para as futuras mamães
Se a gravidez for planejada, inclua uma visita ao dentista para avaliação
Ao saber que está grávida, caso não tenha ido antes, procure seu dentista para fazer uma avaliação completa
Mantenha uma boa higiene bucal com escovação e uso do fio dental
Fique atento à alimentação: comidas muito doces
Tenha cuidado ao fazer a higienização para não provocar um trauma dentro da boca, como por exemplo, bater com a escola de dentes na gengiva
Procure um dentista se observar qualquer alteração como sangramento da gengiva, dor, inchaço ou sensibilidade.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial