Pular para o conteúdo principal

Menopausa: mudanças e sinais


Quando a mulher entra na menopausa, ela passa por algumas mudanças – aumento de peso, a fome aumenta, o gasto energético diminui e a composição do corpo também muda, e isso aumenta o risco cardíaco em até 15%. Quais sinais as mulheres devem prestar atenção? Convidamos a endocrinologista Cintia Cercato e o cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil para falar sobre o assunto.

Muitas das mudanças no corpo ocorrem por causa das alterações hormonais. Os ovários deixam de funcionar e com isso há uma queda acentuada na formação de estrogênio (hormônio feminino).

O estrogênio tem um papel importante no balanço enérgico, relacionado com o aumento de apetite e redução do gasto de energia. Durante o período da menopausa, essa queda contribui para o aumento de dois a cinco quilos na mulher. O hormônio também contribui para o HDL, ou seja, sem ele, há aumento de colesterol.

Com a queda do estrogênio e o acúmulo da gordura abdominal, o risco cardiovascular aumenta de 10% a 15% durante a menopausa. Fatores de risco como estresse, sedentarismo, tabagismo, hipertensão, obesidade e características familiares aumentam o risco de doença cardiovascular em todas as idades.

Existe prevenção? A melhor forma de se preparar é manter os hábitos saudáveis, conversar com seu médico sobre indicação ou não da reposição hormonal e fazer um check-up para se prevenir de fatores de risco como hipertensão, diabetes e obesidade.

Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial