Pular para o conteúdo principal

Dor frequente nas costas e perda de sensibilidade nos membros são sinais de hérnia de disco

A dor nas costas foi a principal causa dos afastamentos de trabalhadores de seus serviços em 2016, segundo o ranking mais recente de auxílios-doença concedidos pelo INSS. Sentir esse tipo de incômodo é o primeiro sintoma da hérnia de disco, que surge nas regiões lombar, cervical e dorsal.
— O disco intervertebral se desloca para cima da medula, pressionando a coluna vertebral. A medula é um conjunto de nervos e por isso o paciente sente dor — explica Adalberto Ceveari, ortopedista e traumatologista, diretor médico da Policlínica Centrodador.com.
Existem várias causas para a hérnia, que pode envolver fatores genético, mecânico, degenerativo, nervoso, vascular, imunológico, infeccioso e biológico. Quando a doença apresenta estágio mais avançado, os sintomas podem evoluir para a perda de sensibilidade e até a perda de movimento do membro a que se refere a raiz nervosa afetada.
— O tratamento tem que ser feito de forma individual. Normalmente, é à base de medicamentos, fisioterapias, ondas de choque e corrente elétrica. A cirurgia só ocorre quando a doença avança com rapidez e não responde ao tratamento — afirma o ortopedista, Maurício Marteleto Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Para se prevenir das hérnias de disco, é preciso fortalecer o músculo transverso do abdômen, que ajudará na sustentação do corpo, impedindo a compressão dos discos. Manter uma boa postura, sentar de maneira ereta e dormir sem forçar a coluna são outras maneiras de evitar a doença.
Perguntas mais frequentes
Hérnia de disco pode causar formigamento ou dormência nos membros superiores e inferiores?
Sim. Com o desgaste do disco intervertebral, o nervo pode ficar comprimido e ser lesado pela fricção, causando o formigamento ou dormência
Só pessoas acima do peso ou obesas têm hérnia de disco? Apenas as idosas têm?
Não. Pessoas magras também podem sofrer o desgaste do disco intervertebral. Adultos e jovens também podem sofrer deste mal.
Fazer exercício físico de forma errada pode causar hérnia de disco?
Sim. Procure um especialista para auxiliá-lo na prática esportiva. Repetir movimentos de forma errada pode lesar a cartilagem que existe entre as vértebras e acarretar em uma lesão.
Tratamentos alternativos podem aliviar a dor e até tratar o problema?
Sim. Sessões de fisioterapia, acupuntura, compressas quentes ou frias e ozonioterapia podem aliviar o desconforto.
Hérnia de disco pode causar dor de cabeça?
Sim. Se a hérnia for cervical, a dor pode irradiar para a região craniana.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose