Pular para o conteúdo principal

Sudeste é a região com maior estimativa de novos casos de câncer colorretal para 2018



Estimativas do Inca apontam que mais de 36 mil novos casos de câncer colorretal devem surgir em 2018. O Sudeste deve ser a região com maior incidência (previsão de mais de 20 mil para este ano). Março é considerado o mês “azul marinho”, de combate ao mal.
— No Brasil, não temos um estudo epidemiológico que possa justificar esta alta incidência, mas talvez seja porque a região Sudeste é onde as pessoas mais têm acesso ao diagnóstico — afirma Ana Teresa Pugas, médica gastroenterologista do Lâmina Medicina Diagnóstica.
Os tumores que afetam o intestino grosso (cólon) e o reto, na maioria das vezes, surgem a partir de pólipos — lesões benignas que podem crescer na mucosa interna do intestino grosso.
— Esse pólipo, ao longo do tempo, vai sofrendo transformações e adquirindo alguns defeitos no DNA dele, o que pode se tornar um câncer. Este processo leva, em média, de 5 a 10 anos — explica Felipe Ades, oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Por conta disso, a recomendação é que homens e mulheres com mais de 50 anos realizem o exame de colonoscopia e o de presença de sangue nas fezes a cada cinco anos. Quando é detectado precocemente, as chances de cura são altas.
O câncer colorretal está relacionado a hereditariedade e também a estilo de vida, com consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e obesidade, além de maus hábitos alimentares.
Segundo tipo mais comum em mulheres
No Brasil, o câncer colorretal é o segundo mais incidente em mulheres (depois do câncer de mama) e o terceiro entre os homens (ficando atrás dos de próstata e de pulmão). Ter uma boa alimentação é fundamental para prevenir a doença.
— Manter o peso ideal é importante, assim como seguir uma dieta balanceada, com grãos integrais, composta por frutas e verduras, evitando o consumo de carne vermelha e os alimentos defumados — orienta Felipe.
Pessoas que apresentam sintomas como anemia de origem desconhecida, alterações intestinais (diarreia ou prisão de ventre), desconforto abdominal com gases ou cólicas, sangramento nas fezes, sangramento anal e sensação de que o intestino não se esvaziou após defecar, devem procurar um oncologista ou gastroenterologista para investigar as causas desses sinais.
O diagnóstico é feito a partir de uma biopsia do pólipo. Confirmada a doença, o tumor é retirado por meio de cirurgia. O paciente ainda pode ser submetido a sessões de radioterapia e quimioterapia, dependendo do caso.
Como se prevenir
Tenha uma dieta rica em fibras, composta de alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e sementes
Pratique exercícios físicos regularmente
Evite o consumo de bebidas alcoólicas e não fume
Não coma carnes processadas e evite comer mais de 300g de carne vermelha cozida por semana
A partir dos 50 anos, faça o exame de colonoscopia ou de sangue nas fezes
Se houver casos da doença na família, procure um gastroenterologista ou um oncologista a partir dos 30 anos.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose