Pular para o conteúdo principal

Campanha incentiva a doação de cabelo para mulheres com câncer

Campanha incentiva a doação de cabelo para mulheres com câncer

A campanha de doação de cabelo “Amor em cada Fio” acontece no dia 21 de março, no Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), em Niterói. As pessoas interessadas poderão cortar o cabelo que tenha mais de 15 cm e doar para a confecção de perucas para pacientes submetidos à quimioterapia contra o câncer.

A ação foi organizada pela Liga Acadêmica de Medicina da UFF e Trote Cultural em parceria com a Associação de Amigos da Mama (Adama), uma ONG criada em 1996, voltada para mulheres com câncer de mama, e o Espaço Juliana Paes, que fará o corte de cabelo. Podem participar da campanha homens, mulheres e crianças com a doação de, no mínimo, 15 cm de cabelo. A ideia é incentivar a sociedade e os alunos a cortarem o cabelo para doá-lo a pacientes que passam por tratamento quimioterápico, com o objetivo de trabalhar a saúde, sobretudo a autoestima das mulheres.
A ação também irá receber doações de leite em pó e suplementos (NUTREM ACTIVE e SUSTAGEN) que serão encaminhadas a Comissão de Aids através da Associação de Colaboradores do Hospital Universitário Antonio Pedro ( Achuap )  e à Unidade de Atendimento Oncológico do Huap. Durante o evento serão feitas orientações sobre "Prevenção e cuidados na saúde da mulher", abordando assuntos como: Doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de câncer de mama, cólo e pele e direitos sociais.
A ação acontece no dia 21 de março, das 9h às 17h30, no Huap, Rua Marquês de Paraná, 303, 2º andar – Faculdade de Medicina.
Projeto trote cultural
O Projeto Trote Cultural UFF foi criado há 17 anos na Universidade Federal Fluminense com a finalidade de receber os novos universitários com atividades socioculturais. Implantado em 2001 com a proposta de se tornar uma alternativa ao trote tradicional, o projeto incentiva o respeito à vida, à pessoa e ao meio ambiente. O trabalho conta com a participação de veteranos e dos calouros que ingressam nos diversos cursos de graduação. As atividades são propostas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos Diretórios Acadêmicos (DAs) e realizadas no início de cada período letivo.
Sobre a Ebserh
Desde abril de 2016, o Huap-UFF faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose