Pular para o conteúdo principal

Movimento para vacinação contra vírus do HPV também para meninos

A Universidade Federal Fluminense (UFF) estará à frente de um movimento em favor da necessidade de disponibilização de vacinas contra o vírus do HPV para os meninos e pessoas que vivem com HIV. O assunto será discutido no evento “Conversando com Prazeres”, na comunidade do Morro dos Prazeres, no dia 6, e no 5° Simpósio Brasileiro de Papilomavirose Humana, entre os dias 7 e 9 de agosto. As duas atividades acontecem no Rio de Janeiro. Segundo o professor e chefe do Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) da UFF, Mauro Romero, é um erro restringir a política de vacinação apenas às meninas de 11 a 13 anos, uma vez que o HPV é uma patologia que atinge ambos os sexos.  
“Se na hora da relação, a menina não estiver protegida ele será infectada pelo menino. Mas, o inverso também ocorre. Então essa política precisa ter extensão assim como ocorre em várias cidades do mundo. O discurso do Governo Federal até agora era de que o HPV era a grande causadora do câncer de colo de útero, porém o vírus não só causa essa doença, como também o câncer de laringe, pênis e ânus”, contestou Mauro. 
De acordo com o professor da UFF, é preciso lutar pela equidade de atenção e desconstruir a ideia de que o HPV é uma doença da mulher. 
“Ambos devem buscar educação e saúde primária. A mulher só vai ter câncer de útero se for contaminada. E quem contamina a mulher na maioria das vezes é o homem pela via sexual. É preciso lutar também para vacinar quem está numa situação desfavorável, ou seja, infectada pelo HIV. Isso porque o vírus diminui a resistência celular e de imunidade”, destacou.

Atividades – No próximo dia 6, o departamento de DST da UFF, do qual Mauro é chefe, realizará uma atividade com o enfoque educativo no Morro dos Prazeres. O objetivo é, além de levar informações, destacar a necessidade de efetuação da segunda dose da vacina contra HPV, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde, nas faixas etárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde, e abordar a necessidade de vacinação também para meninos adolescentes. 
O curta-metragem “Programa da Larah”, produzido pela equipe de professores e alunos do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF baseado no livro “HPV: que bicho é esse?”, vai ser exibido durante o evento. O grupo de teatro Fazendo Arte, projeto do Morro do Turano, apresentará a peça “Bobeou, Dançou”, sobre prevenção de DST e drogas. 
Já entre os dias 7 a 9 de agosto no Rio de Janeiro, a UFF, em parceria com a Associação de DST do Rio de Janeiro realizarão o 5º Simpósio Brasileiro de Papilomavirose Humana. O encontro também terá a proposta de discutir o assunto entre especialistas da área. 
A programação do evento inclui palestras, conferências por profissionais especialistas no tema HPV e apresentação de trabalhos científicos (oral e pôsteres), previamente inscritos e selecionados pelos organizadores.


O simpósio será sediado no Windsor Flórida, Rua Ferreira Viana, 81, Flamengo, Rio de Janeiro. Outras informações em www.hpvinrio.com.br ou pelos telefones 3473-6114 e 2285.

Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários ...

Câncer de mama em homens: doença causa cerca de 230 mortes a cada ano no Brasil; saiba os sinais

  O câncer de mama é o principal tipo de câncer que acomete as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Entretanto, o que pouca gente sabe é que esse tipo de tumor também pode se desenvolver em homens. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 1% dos casos da doença ocorrem em homens, o que corresponde a cerca de 750 casos por ano no Brasil. — Temos que lembrar que o câncer de mama não é exclusivo das mulheres e pode acontecer nos homens — diz o cirurgião oncológico e mastologista Juliano Rodrigue da Cunha, diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). No entanto, a falta de informação sobre a doença e os sinais de alerta podem levar a diagnósticos em estágios tardios, quando o tratamento é mais difícil. Dados do DataSUS mostram que, nos últimos cinco anos, o Brasil registrou uma média de 230 mortes anuais por câncer de mama em homens. — Os homens são mais negligentes com a saúde de forma geral. Quando falamos em rastreamento ou ...

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar ...

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia