Pular para o conteúdo principal

Pílula anticoncepcional masculina é aprovada em testes iniciais, anunciam cientistas

Uma pílula anticoncepcional para homens passou nos testes iniciais de segurança humana, afirmaram especialistas nesta terça-feira, dia 26. A pílula, feita para ser tomada uma vez ao dia, contém hormônios desenvolvidos para impedir a produção de espermatozóides. O anúncio foi feito em no encontro anual da "Endocrine 2019", uma importante conferência médica, realizada em Nova Orleans, nos EUA.
Esta pílula masculina está sendo testada por pesquisadores da Universidade de Washington e da LA BioMed.
Os médicos destacam que esta seria uma adição bem-vinda ao preservativo (camisinha) ou à vasectomia — as únicas opções atualmente disponíveis para os homens controlarem a natalidade.
Os participantes da conferência ponderaram, no entanto, que ainda pode levar uma década para o produto chegar ao mercado.
Esse ainda incipiente avanço vem quase 60 anos depois do lançamento da pílula feminina — ela alcançou as primeiras farmácias no ano exato de 1960. Como explicar essa demora? Para alguns, tem havido menos vontade social e comercial de colocar em prática uma pílula masculina.
Entretanto, pesquisas de opinião sugerem que muitos homens considerariam tomar uma pílula se um produto assim estivesse disponível.
Um questionamento que surge a partir daí é se as mulheres confiariam na memória dos parceiros. Um estudo feito na Universidade de Anglia Ruskin, no Reino Unido, em 2011, constatou que 70 das 134 mulheres entrevistadas se preocupariam com o fato de seu parceiro se esquecer de tomar uma pílula.
Desafio da medicina
Biologicamente, o desafio de criar uma pílula baseada em hormônios para os homens é garantir que ela não diminua o desejo sexual ou reduza as ereções.
Em homens férteis, novos espermatozóides são constantemente produzidos nos testículos, e eles são desencadeados por hormônios. O bloqueio temporário dessa produção, sem criar efeitos colaterais indesejados, é o grande problema.
Mas esta pílula masculina, que passa por testes da LA BioMed e da Universidade de Washington, deve alcançar este objetivo, dizem os pesquisadores.
Os primeiros testes de segurança da "fase 1", com 40 homens, mostram-se promissores, disseram eles na Endocrine 2019 em Nova Orleans. O medicamento à base de andrógeno.
Efeitos colaterais moderados
Os efeitos colaterais são poucos e moderados, afirmam os pesquisadores que participam dos testes.
Cinco homens dos que ingeriram a pílula relataram diminuição moderada do desejo sexual — e dois descreveram disfunção erétil leve —, mas a atividade sexual em si não diminuiu. Nenhum participante parou de tomar a pílula por causa dos efeitos colaterais.
A professora Christina Wang, que está entre os médicos envolvidos na pesquisa, está entusiasmada, mas cautelosa com os resultados:
— Nossos resultados sugerem que esta pílula, que combina duas atividades hormonais em uma, diminuirá a produção de espermatozóides preservando a libido.
Testes em maior escala são ainda necessários para verificar se o produto funcionaria bem o suficiente como controle de natalidade.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários ...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Estudo liga produtos de limpeza a asma em adultos

Pessoas que trabalham com produtos de limpeza têm mais risco de ter asma, segundo especialistas britânicos, que publicaram uma pesquisa sobre o tema na revista médica "Thorax". O estudo, do qual participaram mais de 7.000 pessoas, sugere que a exposição a alvejantes e outros produtos químicos está ligada a um em cada seis casos de britânicos que desenvolveram asma depois dos 50 anos. Ele identifica 18 ocupações de alto risco - quatro das quais seriam ligadas ao setor de limpeza. No topo da lista estão agricultores, mecânicos de aeronaves e tipógrafos, mas ela também inclui faxineiros, faxineiros de escritório, empregadas domésticas, cuidadores, cabeleireiros e funcionários de lavanderia. Segundo especialistas, a culpa pela maior incidência de asma parece ser do ambiente de trabalho desses profissionais e não das atividades que eles desenvolvem em seu dia a dia. Partículas inaladas   Muitos produtos têm sido associados à asma, entre eles...

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na F...

COREMU 2012

Concurso de seleção para residência multiprofissional Período de inscrições: 17/10/2011 a 24/10/2011 Data da prova: 06/11/2011 ESPECIALIDADES   NÚMERO DE VAGAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENFERMAGEM FARMÁCIA EDUCAÇÃO FÍSICA ATENÇÃO EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA 03 02 03 ATENÇÃO EM ONCOLOGIA 04 02 01 ATENÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA 04 01 02 Site do curso: http://www.coseac.uff.br/coremus.htm COSEAC - tel: (21)2629-2805 ou (21)2629-2806 COREMU - tel: (21)2629-9330 ou (21)2629-9414 ou (21)2629-9415