Pular para o conteúdo principal

Dislexia: dificuldade de aprender pode não ser preguiça das crianças



A dificuldade em ler, escrever e copiar do quadro pode não ser sinal de que seu filho tem preguiça de estudar. Esses são alguns sintomas da dislexia, transtorno de natureza neurobiológica que leva crianças inteligentes a não conseguirem ter a desenvoltura normal nessas habilidades quando comparadas a colegas de sua idade e seu nível de escolaridade.
— Essas pessoas, desde muito pequenas, apresentam atrasos de fala, problemas para lembrar e identificar letras e palavras. Evoluem, mesmo em boas condições escolares, com atrasos no vocabulário, na soletração e na memorização de processos verbais. Elas apresentam também dificuldades psicomotoras e espaciais — explica Clay Brites, pediatra e neurologista infantil do Instituto NeuroSaber.
O transtorno é identificado quando a família ou a escola observa os sintomas apresentados pelas crianças. Os sinais normalmente aparecem nas fases pré-escolar e escolar, mas nada impede que eles sejam observados antes dos 6 anos.
— O diagnóstico é multidisciplinar, feito por um grupo composto de psicólogos, pedagogos e médicos. O transtorno é identificado clinicamente, ou seja, não existe um exame que aponte uma alteração no cérebro ou um marcador biológico — afirma a psicopedagoga Luciana Brites.
De acordo com os especialistas, o tratamento é multidisciplinar e deve envolver suporte fonoaudiológico, psicológico e psicopedagógico, além de adoção de estratégias diferenciadas na escola, com modificações na didática, nas avaliações e na forma com que a criança precisa lidar para compreender conteúdos.
— Os professores devem conhecer profundamente a dislexia e tomar medidas adequadas de acordo com as características da criança e da disciplina que ministra. Nos primeiros anos de vida, devem ser adotadas intervenções de remediação e de correção de atrasos de linguagem fonológica — diz Clay.
Reconheça os sintomas
Alguns sinais na pré-escola
Dispersão
Fraco desenvolvimento da atenção
Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
Dificuldade de aprender rimas e canções
Fraco desenvolvimento da coordenação motora
Dificuldade com quebra-cabeças
Falta de interesse por livros impressos
Alguns sinais na idade escolar
Dificuldade na aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita
Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras)
Desatenção e dispersão
Dificuldade em copiar de livros e do quadro da sala de aula
Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.)
Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences
Confusão para nomear entre esquerda e direita
Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc
Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas
Fonte: Associação Brasileira de Dislexia
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF Responde: Tuberculose

  No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, data que reforça a importância da conscientização sobre uma das doenças infecciosas mais antigas e ainda presentes no mundo. Segundo dados do  Ministério da Saúde , o Brasil registrou cerca de 84 mil novos casos em 2025, o maior número das últimas duas décadas. Fatores como a desigualdade social, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e   o abandono do tratamento contribuem para o avanço da doença. O problema também é agravado pela disseminação de desinformação sobre vacinas e doenças infecciosas, o que dificulta o enfrentamento da tuberculose e retarda o diagnóstico precoce — essencial para interromper a cadeia de transmissão. Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas. Apesar de ter cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a tube...

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

NBR 6028:2021 atualizada

 

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/