Pular para o conteúdo principal

Huap conta com acesso ao UpToDate Onsite

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) tem à disposição a UpToDate Onsite, ferramenta eletrônica que leva a saúde baseada em evidência para o dia a dia dos profissionais da área. O acesso ao dispositivo é feito pelos médicos, residentes e alunos de graduação e pós-graduação, nos computadores internos da instituição. Os hospitais da Rede Ebserh contam com o UpToDate a fim de trazer mais conhecimento e eficiência ao trabalho.
O UpToDate é uma base de dados disponibilizada pela Ebserh, com suporte à decisão clínica, sendo a mais utilizada no mundo deste tipo (1.7 milhões de usuários e cerca de 38 mil instituições de 191 países). De acordo com Rubens Antunes da Cruz Filho, Gerente de Ensino e Pesquisa do Huap, por ter um alto custo, ela deve ser melhor aproveitada pelos que atuam no hospital. “É uma ferramenta extremamente útil na formação de futuros profissionais, como também, serve de apoio na assistência aos pacientes”, afirma.
Os objetivos da ferramenta são: responder dúvidas clínicas; aumentar conhecimento clínico; reduzir custos; e melhorar o cuidado ao paciente. O público-alvo são médicos de diversas especialidades, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas. Para acessar, basta entrar no link www.uptodate.com em um computador interno, que já estará logado no UpToDate da Ebserh. Somente pode ser acessada nas máquinas do hospital. Sendo assim, não é necessário ter login e senha, já que, quando o usuário entra, automaticamente está conectado na rede.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap/UFF) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF Responde: Tuberculose

  No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, data que reforça a importância da conscientização sobre uma das doenças infecciosas mais antigas e ainda presentes no mundo. Segundo dados do  Ministério da Saúde , o Brasil registrou cerca de 84 mil novos casos em 2025, o maior número das últimas duas décadas. Fatores como a desigualdade social, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e   o abandono do tratamento contribuem para o avanço da doença. O problema também é agravado pela disseminação de desinformação sobre vacinas e doenças infecciosas, o que dificulta o enfrentamento da tuberculose e retarda o diagnóstico precoce — essencial para interromper a cadeia de transmissão. Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas. Apesar de ter cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a tube...

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

NBR 6028:2021 atualizada

 

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/