Pular para o conteúdo principal

Huap tem desempenho de 98,8% em pesquisa de satisfação do usuário

Huap tem desempenho de 98,8% em pesquisa de satisfação do usuário

Foi realizada, entre os dias 22 de maio e 1º de julho de 2019, uma pesquisa interna de satisfação em saúde (PSU), que avaliou a qualidade de atendimento e a atenção prestada pelo Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap). Foram entrevistados 333 usuários da unidade, que avaliaram aspectos relacionados à estrutura, organização e qualidade de atendimento dentro do hospital. O resultado saiu na última semana, e o desempenho geral do Huap foi de 98,8%.
Alguns dos quesitos avaliados foram: atendimento e assistência; higiene e limpeza; tempo de espera pelo atendimento; nível de confiança e indicação da unidade hospitalar; além da questão da estrutura, em termos de conforto, espaço físico e acessibilidade. Com os resultados da pesquisa de satisfação é possível identificar pontos críticos que exigem ações mais efetivas, bem como pontos positivos que merecem ser valorizados e publicizados. A PSU foi conduzida pela Ouvidoria-Geral da Ebserh, com apoio das Ouvidorias dos respectivos hospitais universitários.
Resultado do Huap mostra preocupação com atendimento e assistência ao usuário
No desempenho geral, em que o Antônio Pedro recebeu 98,8%, o resultado mostrou um total de 131 usuários muito satisfeitos, 164 satisfeitos, 14 indiferentes, 20 insatisfeitos e quatro muito insatisfeitos. No restante do relatório, em cada quesito que avalia a qualidade estrutural e a atenção da equipe hospitalar, os usuários podiam votar nas seguintes opções: ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.
O Huap teve dois aspectos com avaliação alta entre “bom” e “ótimo” foram ambiente (87,6%) e acessibilidade (91,9%). Porém, os quesitos melhores avaliados foram atendimento e assistência. No caso do primeiro, a equipe de saúde recebeu 94,3% de satisfação dos usuários. Já no segundo ponto, as porcentagens foram: 96% para a equipe médica; 93,9% para a equipe de enfermagem; e 90,7% para a equipe multiprofissional. Números que mostram uma preocupação do hospital com o contato com o paciente.
- A gestão percebe não apenas os indicadores quantitativos, como, principalmente, os qualitativos. Isso vem demonstrando, ao longo do tempo, uma melhoria. Vemos uma equipe de saúde cada vez mais engajada e envolvida no processo binômio, ou seja, quem faz e quem recebe o atendimento. Outro fator importante é a qualidade das instalações do ambulatório, que foi recentemente reformado para melhor atender o usuário. – afirmou Tarcísio Rivello, Superintendente do hospital, sobre os resultados da pesquisa.
Pesquisa tem intuito de avaliar percepção de usuários dos serviços
Além do Huap, a PSU foi realizada também nos outros 39 hospitais da Rede Ebserh, com o resultado final sendo disponibilizado na última semana pela empresa pública. No cômputo geral, considerando as 40 unidades, 98,1% dos entrevistados indicariam o local em que foram atendidos a familiares e amigos. Além disso, em uma escala de 0 a 10, o nível de confiança quanto aos serviços utilizados nos hospitais universitários é de 9,1.
Os vieses específicos da PSU são: acessibilidade; ambiente e organização do hospital; e tempo de espera. O objetivo é avaliar a percepção de satisfação dos usuários dos serviços de saúde ofertados pelos hospitais da Ebserh, com vistas ao aprimoramento da qualidade do atendimento e da gestão. Os resultados fornecem subsídios importantes para construção de um plano de ação visando melhorias na prestação do serviço de saúde aos usuários de cada unidade.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap/UFF) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Destaque UFF

  Mais um projeto da UFF que vem para somar na cidade de Niterói. Com foco no turismo responsável, o Observatório do Turismo de Niterói (ObservaTur Niterói) busca monitorar a atividade turística da região visando à geração de empregos, implementação de políticas públicas e outros investimentos no setor.  O projeto, elaborado pela nossa Universidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), envolve docentes e estudantes de graduação e pós.  Como destaca o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a cidade sorriso tem um grande potencial turístico. ""A UFF está atuando junto ao município para cooperar neste processo de recuperação dos efeitos da pandemia, para que Niterói avance e se torne referência para todo o estado"". Leia a matéria completa do #DestaquesUFF  no link https://bit.ly/3FaRxBT