Pressão alta intracraniana: os 3 sintomas mais comuns da condição que levou Chico Buarque à cirurgia
O cantor Chico Buarque de Holanda foi operado na última terça-feira no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, para aliviar a pressão intracraniana. A condição foi causada pelo excesso de líquidos nos ventrículos cerebrais.
O corpo humano produz líquidos nos ventrículos cerebrais rotineiramente. Normalmente, esse líquido é produzido, absorvido e renovado em 24 horas, todos os dias. No entanto, com a idade há uma redução nessa absorção, causando um acúmulo.
No caso do cantor, a necessidade da cirurgia foi apontada durante um check-up feito pelo artista, como mostrou O GLOBO. Um exame de rotina detectou excesso de líquido na cabeça e a necessidade da cirurgia para drenagem.
No entanto, se for percebido no início, a problema poderia afetar a fala e os movimentos do artista. Os sintomas mais comuns de quem sofre de pressão alta intracraniana costumam ser desequilíbrio de marcha, alteração cognitiva e distúrbio esfincteriano.
O tratamento consiste na realização de uma cirurgia para colocar uma válvula dentro do ventrículo, no centro do cérebro, por meio de um furo de 2 centímetros. A válvula é ligada a um cateter que desce por baixo da pele até a barriga, de acordo com informações exclusivas. Quando a pressão aumenta, a válvula abre e drena o excesso de líquido, que vai para a corrente sanguínea e é eliminado pela urina.
Fonte: O Globo
Comentários
Postar um comentário