Pular para o conteúdo principal

Vitamina B12: veja sintomas da deficiência e como a alimentação pode ajudar a reverter o quadro

 


Cansaço constante, fraqueza e até sensação de formigamento nas pernas. Esses sintomas podem parecer comuns a problemas de circulação, mas muitas vezes têm uma origem bem mais simples: a deficiência de vitamina B12.

Apesar de ser uma preocupação geralmente mais restrita a um público específico (entenda mais abaixo), alguns laboratórios já relatam o aumento na busca por exames que detectam o nível dessa vitamina no sangue no período pós-pandemia.

➡️No caso do laboratório Sérgio Franco, da rede Dasa, por exemplo, a alta na procura foi superior a 75% entre 2022 e 2024.

A vitamina B12 é essencial para o funcionamento do sistema nervoso, além de ser fundamental na produção de glóbulos vermelhos – e os baixos índices podem levar a quadros preocupantes de anemia.

Abaixo, nesta reportagem, você entende:

  • Quais as principais funções da vitamina B12 no corpo e onde encontrar esse nutriente
  • Motivos mais comuns para a deficiência dessa vitamina e quais são os grupos mais vulneráveis
  • Quais os sintomas da deficiência e como tratar

Vitamina B12 no corpo e suas fontes

A vitamina B12, como boa parte desse grupo de nutrientes, tem um papel fundamental em diferentes funções no corpo humano.

Andrea Fioretti, endocrinologista e coordenadora do Departamento de Endocrinologia do Esporte e Exercício da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), destaca que essa vitamina é extremamente importante para a formação de hemácias, sendo essencial para a produção de glóbulos vermelhos no sangue.

Além disso, a vitamina B12 também atua na manutenção da mielina, uma substância que recobre e protege os nervos, facilitando a condução dos impulsos neurológicos.

Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), ainda acrescenta que esse nutriente é fundamental para a síntese de DNA e replicação celular, além de auxiliar no metabolismo de proteínas e gorduras.

🥩Os especialistas destacam que as fontes dessa vitamina são de origem animal e incluem:

  • Carnes bovina, suína e de frango - dentro de uma dieta equilibrada, os mais saudáveis são os cortes magros, com menor teor de gordura;
  • Peixes e frutos do mar - com destaque para salmão, sardinha, atum, truta e mariscos, em especial mexilhões e ostras;
  • Laticínios - além do próprio leite, derivados como queijo e iogurte. Apesar de possuírem um teor menor de B12 se comparados às carnes, são importantes em uma alimentação balanceada, assim como os ovos.

Durval ainda comenta que, no caso de vegetarianos e veganos, "há opções de alimentos fortificados. Nessa lista entram os leites vegetais (de amêndoas, aveia e soja), cereais matinais e certas leveduras nutricionais".

➡️A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a ingestão diária de vitamina B12 seja em torno de 2,4 microgramas (ou seja, 0,0025 miligramas).

De acordo com os especialistas, 100 gramas de carne vermelha podem conter até 2,8 microgramas dessa vitamina. Ou seja, é relativamente fácil se obter a quantidade necessária somente por meio da alimentação.

Deficiência de vitamina B12

Ainda que a vitamina seja encontrada facilmente em diversos alimentos, alguns grupos são especialmente mais vulneráveis à deficiência de vitamina B12.

👉Os grupos mais suscetíveis a terem baixos índices desse nutriente são:

  • Idosos
  • Vegetarianos e veganos
  • Pessoas com distúrbios gastrointestinais
  • Pessoas com doença celíaca e doença de Crohn
  • Pré-diabéticos e diabéticos (se fizerem uso de metformina, medicamento que interfere na absorção da vitamina B12)
  • Pacientes pós-cirurgia bariátrica
Os especialistas destacam que os motivos mais comuns para a deficiência estão relacionados à ingestão inadequada e insuficiente da vitamina ou à dificuldade da metabolização e da absorção da B12.

Sintomas da deficiência de B12 e tratamento

Por ser parte essencial de diversos processos no corpo humano, os sintomas da deficiência da vitamina B12 também são muitos.

Entre os principais, se destacam:

  • Anemia
  • Fraqueza nas pernas
  • Sensação de agulhamento ou formigamento nas pernas
  • Fadiga
  • Comprometimento cognitivo
💊Os especialistas explicam que os tratamentos mais comuns para a deficiência de vitamina B12 incluem a adequação alimentar com inclusão de mais fontes dessa vitamina e também a prescrição de suplementação por via oral ou injetável.

A endocrinologista Andrea Fioretti ainda comenta que não há necessidade de se suplementar a vitamina B12 quando os níveis estão adequados no organismo.

Ela ainda alerta que o excesso de vitamina B12 pode ser prejudicial ao corpo e, em algum caso, desencadear problemas neurológicos.

Comentários

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil; atendimento por causa da doença cresce entre jovens

                        Administrador de empresas, Luciano foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022 — Foto: Arquivo Pessoal Luciano Ferreira, de 50 anos, só foi ao médico porque estava prestes a perder o plano de saúde. Procurava resolver um problema no estômago, mas saiu do consultório com outro pedido de exame: o PSA, marcador usado para rastrear o câncer de próstata. O tumor foi descoberto em 2022, ainda no início e, poucos meses depois, Luciano passou por cirurgia para retirar a próstata, a prostatectomia radical. Não precisou de quimioterapia nem radioterapia. “Tive sorte e diagnóstico precoce. Estou há três anos em remissão (sem sinal da doença). Hoje entendo que exame de rotina não é exagero, é cuidado com a vida”, resume. Crescimento entre homens mais jovens 📊 Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passand...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Crioablação: Nova técnica em teste para tratar o câncer de mama usa congelamento; entenda

Crioablação, em teste do Hospital de Amor de Barretos, usa congelamento em tumores de até 2 cm na mama — Foto: Reprodução/EPTV O Hospital de Amor em Barretos (SP) é um dos dez centros de saúde no estado de São Paulo a participar de um estudo de fase 3, ou seja, em larga escala, que testa uma nova técnica de combate ao câncer de mama. A pesquisa avalia a eficácia da crioablação, procedimento que utiliza temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir as células responsáveis pelo tumor no seio. O Hospital do Coração (HCor), em São Paulo (SP), é o principal responsável pelo estudo e conta com a participação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital da Mulher, Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Faculdade de Medicina de Jundiaí e Hospital Santa Marcelina, além do Hospital de Barretos, entre outras unidades. Até agora, os estudos anteriores demonstraram resultados promissores e seguros, principalmente para pacientes com tumores ...