No próximo dia 31 de maio, acontece o 2º Mutirão Nacional da Rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que disponibilizará mais de 8 mil procedimentos, o que equivale ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição, em novembro do ano passado. A iniciativa contará com a participação de todos os 39 hospitais universitários filiados à estatal, nas cinco regiões do País.
O Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) irá participar do mutirão através de ações educativas sobre a diabetes. Entre as atividades programadas estão incluídas a verificação de glicemia e pressão arterial, medição do índice de massa corporal ( IMC ), orientações sobre pé de risco e orientações nutricionais.
A Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.
Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto - a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
As unidades ligadas à Ebserh oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas que têm como objetivo reduzir a demanda reprimida nas unidades e no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 3.700 pessoas estão envolvidas nas atividades do Mutirão incluindo médicos, enfermeiros, demais profissionais da área assistencial e administrativa, entre outros.
Fonte: Huap
Comentários
Postar um comentário