O dia 19 de maio é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da doação de leite humano realizando debates sobre o tema e promovendo a divulgação dos bancos de leite humano nos Estados e nos Municípios.
Este mês a rede em Saúde das Mulheres e Recém Nascidos e Família foi ampliada com a inauguração de mais uma sala de amamentação na Unidade Básica de Saúde de Santa Bárbara no município de Niterói em parceria com o banco de leite humano do Huap.
Com a meta de atender o município de Niterói, além São Gonçalo, Maricá, Rio Bonito, Itaboraí, Tanguá e Silva Jardim é necessária uma ação conjunta do sistema de saúde, de modo a retomar a cultura de amamentação e contornar, além de controlar por meio de estudos, os problemas apresentados em crianças por escassez do leite materno.
O leite humano é essencial para os recém-nascidos. Além de alimentar, protege o bebê contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias, diabetes e até mesmo alergias. Há mães que têm dificuldades de amamentar, ou por não produzirem leite suficiente ou por sentirem dores nas mamas, entre outros fatores.
Sendo assim, os bancos de leite tornam-se potentes fontes de vida. Lá os leites são recebidos, pasteurizados e distribuídos para as crianças.
A doação de leite materno salva a vida de milhares de crianças prematuras no Brasil. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação e na doação.
Potes para armazenamento
Para quem não pode doar leite materno, a doação de potes para armazenamento, também são aceitos. Os vidros devem ser de alimentos industrializados do tipo maionese, mate solúvel, dentre outros, de qualquer tamanho e desde que não tenham tampas de metal. O leite, depois de pasteurizado, é subdividido em diversos tipos e distribuído de acordo com a necessidade.
O Banco de Leite fica localizado no Huap - Rua Marquês de Paraná, 303 – Centro - Niterói- térreo. Telefone (21) 2629-9234.
Fonte: Huap
Comentários
Postar um comentário