Pular para o conteúdo principal

Alergia é bem diferente de intolerância: saiba o porquê


De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), a alergia alimentar é uma reação adversa a determinado alimento que envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica com diversas variações. Contudo, é importante diferenciá-la de outras reações a pratos e ingredientes e, principalmente, de uma delas que a população confunde bastante: a intolerância alimentar.
Dentre os fatores envolvidos na alergia alimentar, é possível citar a predisposição genética, a potência antigênica de alguns alimentos e alterações no intestino. Existem mecanismos de defesa principalmente no trato gastrintestinal que impedem a penetração do alergênico alimentar, o que ocasiona a sensibilização. Estudos também indicam que indivíduos com alergia alimentar possuem histórico familiar da doença, ou seja, se o pai e a mãe apresentam alergia, a probabilidade de terem filhos alérgicos é aumentada.
“A diferença é que a alergia está ligada às proteínas dos alimentos, como as do leite de vaca (caseína e betalactoglobulina). Já a intolerância está relacionada aos açúcares dos alimentos. No caso do leite de vaca, o açúcar importante é a lactose e, portanto, é chamado de intolerância à lactose e não alergia à lactose”, explica a nutricionista Gabriela Marcelino da empresa Congelados da Sônia.
Qualquer alimento pode desencadear uma reação alérgica, no entanto, o leite de vaca (principalmente quando utilizado precocemente como substituto do leite materno), peixe, amendoim, nozes, ovos, crustáceos e soja são os mais comuns. Estes podem provocar reações cruzadas, ou seja, alimentos diferentes podem induzir respostas alérgicas semelhantes no mesmo indivíduo. Por exemplo, quem é alérgico ao camarão pode não tolerar outros tipos de crustáceos.
Uma recente pesquisa internacional, realizada pela ASBAI, mostrou a eficácia da dessensibilização alimentar, também conhecida como imunoterapia oral, no tratamento das alergias alimentares.
“Esse procedimento é realizado com a ingestão do alimento alérgico e tem como objetivo tornar o organismo mais tolerante à substância. É uma espécie de vacina, mas esse tipo de tratamento não cura a alergia definitivamente, porém faz com que o organismo seja mais tolerável e evita reações mais graves. A qualquer sintoma de reação alérgica é importante procurar auxílio médico o quanto antes”, explica a especialista.
Desintoxicar é preciso
Depois do Carnaval, movido a muita cerveja e comidas gordurosas, é necessário fazer uma faxina no organismo. Segundo Cecília Souza, esteticista e gerneticienne da Dan Corps, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, depois de festas como essa, geralmente o corpo fica inchado devido aos excessos de doces, salgados e bebidas alcóolicas. “A junção de toda essa má alimentação resulta em reações orgânicas que dificultam o trabalho do fígado na eliminação das toxinas”, diz a especialista.
O programa chamado de Detox Ortomolecular é composto à base de produtos inteligentes como shakes, chás e outros componentes supernutritivos que, além de limpar o organismo, retirar as toxinas, irão proporcionar um emagrecimento saudável e aparente. 
“Em 20 dias temos resultados muito satisfatórios, com até 5 quilos a menos. Isso sem falar na pele que fica maravilhosa”, diz Cecília, que junto à nutricionista da clínica montou o programa de desintoxicação e emagrecimento com dois tipos de cardápio: um com 1500 calorias e outro com 1200 calorias.
Dieta Detox:
Primeiros 10 dias (desintoxicação):
Tomar em jejum:
50 ml de suco Aloe Vera gel Forever.

Café da Manhã:
250 ml de leite de soja ou suco de soja ou água batido com uma medida de Forever Lite + uma fruta de sua preferência.

Lanche da Manhã:
1 barra de cereal light

Almoço:
Folhas verdes à vontade
1 palmito
1 filé mignon pequeno grelhado 
2 col. (sopa) de purê de batata ou 2 col. (sopa) de arroz integral
1 col. (sopa) de feijão ou lentilha

Sobremesa: 
1 taça de gelatina diet ou 10 morangos peq.

Lanche da Tarde:
1 copo (200 ml) de limonada c/ adoçante 
1/2 pêssego ou 1 tangerina
1 fatia de pão de forma integral
1 fatia de peito de peru
1 colher de requeijão light

Jantar:
Folhas verdes à vontade
3 tomates-cereja
1/2 cenoura crua ralada
1 filé pequeno de salmão grelhado 
1 chuchu cozido

Sobremesa:
1 fatia de abacaxi ou 1 maçã peq. ou se preferir substituir a janta por mais uma dose de Shake Forever Lite.
Ceia (antes de dormir):
50 ml de suco Aloe Vera gel Forever.

Próximos 20 dias (perda de peso - 1200):
Jejum:
100ml do Aloe Berry Nectar Forever

Café da manhã:
1 copo (250 ml) de leite de soja sem sabor batido com 8 morangos e 1 medida do Shake Forever Lite
ou
1/2 papaia com 1 col. (sobrem.) de farinha de linhaça + 1 fatia média de queijo branco + 1 copo (250 ml) de chá

Lanche da manhã:
1 pêra
Almoço:
3 col. (sopa) de arroz integral com brócolis ou couve-flor refogada, tomate e pimentão picados + 1 prato (sobrem.) de filé de peixe grelhado + 1 prato (raso) de folhas verde-escuras, palmito e pepino à vontade + 1 col. (sopa) de azeite de oliva

Lanche da Tarde:
1 pote de iogurte desnatado com 1 colher de sopa de farinha de Chia.
ou
1 fatia de pão integral com 1 colher de sopa de requeijão light
Jantar: 
2 col. (sopa) de purê de batatas + 1 filé de peito de frango grelhado + 1 prato (raso) de folhas verde-escuras, tomate e champignon à vontade + 1 col. (sopa) de azeite de oliva 
Ou
1 copo (250 ml) de leite de soja sem sabor batido com 8 morangos e 1 medida  do Shake Forever Lite

Ceia (antes de dormir):
100ml do Aloe Berry Nectar Forever.

Fonte : O Fluminense


Comentários

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil; atendimento por causa da doença cresce entre jovens

                        Administrador de empresas, Luciano foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022 — Foto: Arquivo Pessoal Luciano Ferreira, de 50 anos, só foi ao médico porque estava prestes a perder o plano de saúde. Procurava resolver um problema no estômago, mas saiu do consultório com outro pedido de exame: o PSA, marcador usado para rastrear o câncer de próstata. O tumor foi descoberto em 2022, ainda no início e, poucos meses depois, Luciano passou por cirurgia para retirar a próstata, a prostatectomia radical. Não precisou de quimioterapia nem radioterapia. “Tive sorte e diagnóstico precoce. Estou há três anos em remissão (sem sinal da doença). Hoje entendo que exame de rotina não é exagero, é cuidado com a vida”, resume. Crescimento entre homens mais jovens 📊 Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passand...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Crioablação: Nova técnica em teste para tratar o câncer de mama usa congelamento; entenda

Crioablação, em teste do Hospital de Amor de Barretos, usa congelamento em tumores de até 2 cm na mama — Foto: Reprodução/EPTV O Hospital de Amor em Barretos (SP) é um dos dez centros de saúde no estado de São Paulo a participar de um estudo de fase 3, ou seja, em larga escala, que testa uma nova técnica de combate ao câncer de mama. A pesquisa avalia a eficácia da crioablação, procedimento que utiliza temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir as células responsáveis pelo tumor no seio. O Hospital do Coração (HCor), em São Paulo (SP), é o principal responsável pelo estudo e conta com a participação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital da Mulher, Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Faculdade de Medicina de Jundiaí e Hospital Santa Marcelina, além do Hospital de Barretos, entre outras unidades. Até agora, os estudos anteriores demonstraram resultados promissores e seguros, principalmente para pacientes com tumores ...