Pular para o conteúdo principal

Enfermarias do Huap oferecem maior conforto aos pacientes e funcionários

Uma das mais recentes conquistas do Hospital Universitário Antonio Pedro é a entrega da obra de revitalização das enfermarias e dos descansos das equipes de enfermagem do Huap, que contemplam o 4º, 5º, 6º e 7º andar do hospital e irá beneficiar alunos, residentes, profissionais de saúde e principalmente o usuário SUS.
As reivindicações foram solicitadas pela Divisão de Enfermagem que após um estudo realizado pela Gerência de Projetos e Obras (GPO) identificou a necessidade de revitalização dos espaços proporcionando conforto aos usuários e as equipes que atuam nesses ambientes.  
Compreendendo a urgência da obra o superintendente do Huap, Tarcisio Rivello concentrou esforços e recebeu total apoio e aporte financeiro por meio da reitoria através do reito da UFF, Sidney Mello e do vice-reitor, Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega.
O projeto-piloto de revitalização e climatização das enfermarias teve início no 4º andar, onde fica localizada a enfermaria de hematologia. O local atende principalmente pacientes com câncer hematológico, incluindo a leucemia, o linfoma e o meloma.
O superintendente do Huap, Tarcisio Rivello agradeceu ao apoio do reitor e do vice-reitor da UFF pelo apoio e esforços para a realização da obra e a execução feita pela Gerência de Projetos e Obras juntamente com a equipe de manutenção e da Divisão Administrativa.
O reitor da UFF, Sidney Mello destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido no Huap e a importância dessas melhorias que foram realizadas nas enfermarias por se tratar de uma reivindicação antiga e que através de recurso da reitoria foi possível ser concretizado.
O vice-reitor Antonio Claudio Nóbrega afirmou que além da questão do conforto dos pacientes e dos profissionais de saúde, essas intervenções contribuem para o processo de evolução do paciente por estar numa ambiente mais adequado para o tratamento.

Revitalização e Climatização
O engenheiro do GPO, Julio Rogério explica que foi realizada a recuperação dos banheiros, portas, revestimentos, instalação elétrica e hidráulica. Nos boxes e circulações foi feita a repintura geral, revisão das instalações elétricas, substituição da iluminação por lâmpada de led, que reduz o consumo, melhora o nível de iluminação e reduz a necessidade da troca de lâmpadas. Também foi providenciado o reparo de portas, balcões e bancadas, substituição de torneiras e cubas, além de pintura do mobiliário de ferro nos repousos da enfermagem.
Ao todo foram instalados 34 aparelhos de ar condicionado com a capacidade de 21 mil btus cada, com controle remoto em número suficiente para manter o clima adequado em todas as áreas e postos de enfermagem. A instalação de cortina de ar nas entradas dos corredores do box, impede que o ar disperse. Todas as enfermarias atualmente são abastecidas por geradores em caso de falta de energia.  
As melhorias realizadas foram perceptíveis entre a equipe de enfermagem que destaca o conforto e privacidade encontrados no local. “Saímos de um puxadinho e viemos para uma cobertura”, comenta a enfermeira Irli Tomazinho.
De acordo com a chefe da Divisão de Enfermagem do Huap, Fabiana Braga, a obra favorece o atendimento aos usuários, climatizando o ambiente, que principalmente durante o verão fica prejudicado pelas altas temperaturas. Além disso, a equipe multiprofissional de saúde ganha um espaço de convivência mais confortável.
 “É extremamente gratificante saber que a gestão atual entendeu a necessidade dessas melhorias tendo como resultado a ampliação para todo o hospital. A partir dessas melhorias, o Huap tem grande possibilidade de ofertar o melhor serviço de hematologia do estado do Rio de Janeiro e ser um hospital modelo de atendimento, gestão e eficiência dentro da rede SUS”, conclui o médico Fabio Nucci.
Para a enfermeira Joviria Padilha as melhorias no descanso da equipe de enfermagem como banheiro com chuveiro e vaso sanitário privativo e armários novos é fundamental principalmente para que trabalha 24 horas.  “Sem dúvida foi um ganho para a equipe e nos deu mais dignidade”, afirma a enfermeira.

Sobre a Ebserh
Desde abril de 2016, o Hospital Universitário Antonio Pedro faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.


Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç