Pular para o conteúdo principal

Eu fiscalizo

                                                                           Aplicativo de Fake News
 
 
Idealizado com base em um projeto de pós-doutoramento da pesquisadora Claudia Galhardi na ENSP, o aplicativo Eu fiscalizo tem recebido diversas notificações de fake news relacionadas ao novo coronavírus. Desenvolvido para que usuários notifiquem conteúdos impróprios em veículos de comunicação, mídias sociais e whatsapp, o app tem contribuído para que a sociedade tire suas dúvidas e obtenha esclarecimentos com a Fiocruz, de forma simples e rápida, a respeito de informações veiculadas sobre a Covid-19.
 
Para desmistificar as notícias falsas disseminadas sobre o novo coronavírus e denunciadas no Eu fiscalizo, o Informe ENSP conversou com a pneumologista e pesquisadora da Escola, Margareth Dalcolmo, a fim de esclarecer o porquê de essas notícias não corresponderem com a realidade. 
 
Confira, abaixo, 10 fake news veiculadas sobre o coronavírus denunciadas por meio do Eu fiscalizo:
 
 
1.Água fervida com alho serve como tratamento para o coronavírus – É FAKE NEWS!
 
Segundo Margareth Dalcolmo, até o momento, não existe tratamento cientificamente comprovado contra o coronavírus. Estão sendo realizados testes com medicamentos, mas ainda não há nada que comprove cientificamente sua eficácia. 
 
 
2.O coronavírus é maior do que o normal, e, por isso, qualquer máscara impede sua entrada no organismo – É FAKE NEWS!
 
O coronavírus não é maior do que o normal, de acordo com a pesquisadora. A máscara protege, sobretudo, em transportes coletivos, elevadores, entre outros lugares com maior número de pessoas.
 
 
3.Quando cai em uma superfície de metal, o vírus permanece vivo por 12 (doze) horas e, em tecido, 9 (nove) horas. Portanto, lavar a roupa ou colocá-la ao sol por 2 (duas) horas elimina o vírus – É FAKE NEWS!
 
O vírus permanece maior tempo em superfícies de plástico. A pesquisadora destaca que a lavagem de roupa, com água e sabão, é indicada para a eliminação do vírus. No entanto, a exposição ou não da roupa ao sol não interfere em sua eliminação.
 
 
4.O vírus vive na mão 10 minutos - É FAKE NEWS!
 
Não há evidências científicas que comprovem o tempo em que o vírus permanece nas mãos, segundo Margareth. O indicado é fazer a lavagem adequada das mãos, sempre que possível, com água e sabão.
 
 
5.O vírus exposto a uma temperatura superior a 26 graus morre. É FAKE NEWS!
 
Não existe um limite de temperatura à qual o vírus não resiste, de acordo com a pesquisadora.
 
 
6.Como o vírus não resiste à temperatura superior a 26 graus, a água exposta ao sol pode ser consumida sem qualquer perigo. É FAKE NEWS! 
 
Não existe limite de temperatura à qual o vírus não resista. A pesquisadora alerta que não é indicado consumir água exposta ao sol.
 
 
7.O vírus se propaga no ar – É FAKE NEWS!
 
O vírus não se propaga no ar, a não ser por meio de contato próximo com o doente. Margareth explica que o vírus pode, sim, ser carreado por gotículas ou em aerossol, provocado pela tosse, inclusive, em procedimentos médicos. Daí a razão de tantos profissionais de saúde terem sido contaminados, segundo ela.
 
 
8.Evitar comer gelados ou pratos frios – É FAKE NEWS!
 
Pratos frios ou quentes não interferem na resistência do vírus, de acordo com a pesquisadora.
 
 
9.Gargarejar com água morna ou salgada evita que o vírus vá para os pulmões – É FAKE NEWS!
 
Água morna ou salgada não evita que o vírus atinja os pulmões. Margareth esclarece que o comprometimento dos pulmões vai depender de características fisiológicas do indivíduo infectado pelo vírus.
 
 
10. Álcool em gel pode ser feito em casa com apenas dois ingredientes – É FAKE NEWS!
 
Não é indicado que se produza álcool em gel em casa, de acordo com a pesquisadora. O material de limpeza mais indicado na eliminação do coronavírus, segundo Margareth, é qualquer detergente, que se usa para lavar a louça, ou água sanitária. “Pode ser feito um material de limpeza caseiro, diluindo água sanitária na proporção de 1 litro de água sanitária para 3 litros de água. Isso serve também para limpar superfícies lisas, sobretudo as de plástico, onde o vírus pode permanecer mais tempo. A melhor maneira e padrão ouro de limpeza é, ainda, água e sabão. O álcool em gel sozinho não pode ser utilizado todo o tempo. As mãos precisam ser realmente lavadas”, destaca a pesquisadora.
 
 
Você leu uma notícia falsa sobre o novo coronavírus? Então, baixe o aplicativo Eu fiscalizo e faça a notificação da fake news. O processo é rápido e fácil! Além de registrar conteúdos inapropriados, o app informa as datas das notificações e permite o envio de fotos, vídeos e mensagens de texto. O aplicativo está disponível na playstore e pode ser baixado em smartphones.  
 
Saiba mais, aqui, sobre o Eu fiscalizo.
 
 

Comentários

Populares

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários ...

Histerectomia: quando a remoção do útero é necessária e quais problemas ela pode trazer para a saúde física e mental

  As indicações de cirurgia de remoção do útero (histerectomia) estão diminuindo cada vez mais – tanto em casos de doenças benignas quanto malignas - mas o procedimento ainda é um dos mais realizados em mulheres, em todo o mundo. Ele é indicado quando a paciente tem um sangramento uterino anormal, que prejudica muito a qualidade de vida, ou por causa de cânceres. Essa cirurgia em geral ocorre na quarta década de vida da mulher, em casos benignos, mas pode ocorrer em qualquer idade no caso de doenças malignas. Quando é indicada em pacientes mais jovens – o que é bastante raro – é por conta de tumor maligno ou malformação genética ou congênita do útero, que o impede de funcionar adequadamente, segundo a médica Marair Gracio, presidente da Comissão de Uroginecologia e Cirurgia Vaginal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). A retirada somente do útero, biologicamente, não afeta em nada a vida sexual da mulher. Mas quando a histerectomia precisa...

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar ...

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia