Orientações de como enfrentar a pandemia e o isolamento social
O objetivo é propor uma reflexão sobre como estamos lidando com o cenário de pandemia, que pode levar a sentimentos de ansiedade, solidão, estresse, frustração, tédio, irritação, medo ou desespero.
O Instituto de Psicologia da UFRGS formulou uma série de cartões com orientações para auxiliar as pessoas neste momento de isolamento social, provocado pelo novo coronavírus. O objetivo é propor uma reflexão a respeito de como estamos reagindo emocionalmente no cenário de pandemia. A situação atual pode levar a sentimentos diversos: ansiedade, solidão, estresse, frustração, tédio, irritação, medo ou desespero. Assim, o Instituto pergunta no primeiro cartão: “O que você pode fazer para lidar melhor com os seus sentimentos e atravessar esse período delicado de uma forma mais leve?”.
Veja algumas das orientações:
1.Crie uma rotina agradável e inclua nela coisas que você gosta de fazer, como ler, pintar, assistir a filmes;
2. Esteja conectado com os seus familiares e amigos, discuta e troque informações sobre outros assuntos;
3. Limite a sua exposição às informações e procure canais confiáveis;
4. Entenda o que você sente e, se as suas emoções paralisarem-no, procure ajuda profissional;
5. Aceite o incontrolável, neste momento existem muitas coisas que estão ao nosso alcance e muitas outras que não estão;
6. Pense de forma realista. Procure focar em pensamentos úteis e realistas, evite pensamentos negativos e não se assuste desnecessariamente.
Acompanhe os cartões e as ações do Instituto de Psicologia acessando http://www.ufrgs.br/psicologia/.
Comentários
Postar um comentário