Pular para o conteúdo principal

Conheça os grupos de alimentos que previnem o aparecimento de tumores

Um levantamento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostrou vitórias dos brasileiros contra a doença: a mortalidade por tumores no colo do útero diminuiu e a sobrevida de mulheres com câncer de mama está em 80%. A prevenção, entretanto, é uma batalha do dia a dia. E uma dieta balanceada é fundamental.

De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, há grupos de alimentos que se destacam na ação anticancerígena. A classe dos chás e mates, por exemplo, é poderosa por sua ação antioxidante — capaz de neutralizar toxinas do organismo. Mas nada de comprar a bebida na lata. Para potencializar a ação benéfica das ervas, o indicado é preparar as infusões no mesmo dia do consumo.

Outras pequenas guerreiras contra o câncer são as frutas vermelhas, como cereja, amora e açaí.

— Essas frutas podem ser batidas com iogurte ou adicionadas ao sorvete para crianças — sugere Tamara.

As folhas verdes também são obrigatórias no prato de quem quer se prevenir contra o câncer.

— O agrião, por exemplo, deve ser consumido duas vezes por semana para sua ação ser efetiva. O ideal é que a pessoa vá alternando, mas, todo dia, tenha sempre alguma folha verde no prato — encerra a médica.


Pesquisa

Colo de útero

Curitiba apresentou a maior queda, tanto para o número de novos casos (-9,4% de 1998 a 2006) como para o total de óbitos (-7,9%).

Mama

A incidência aumentou ou se manteve estável em seis das 11 cidades analisadas. Em Porto Alegre, foram mais 3,6% de 1993 a 2005. Em João Pessoa, mais 3,8% de 1999 a 2006.

Pulmão

Em João Pessoa, o aumento de casos foi de 21,4% entre as mulheres e de 9% entre os homens. A mortalidade cresceu em todas as cidades.

Fonte : Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial  

Você sabia?