Pular para o conteúdo principal

Na semana de prevenção ao diabetes, médicos alertam para avanço da doença

Nas redes sociais, em eventos e palestras, o objetivo é um só: acionar o alerta contra uma doença silenciosa, que vem ganhando proporções de epidemia. Na semana do Dia Mundial do Diabetes, celebrado na quarta-feira, dia 14, médicos apresentam dados alarmantes: pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - Regional Rio (SBACV-RJ) mostra que 60% dos diabéticos internados com lesões no pé em hospitais da rede pública do estado sofrem amputação.

E a conscientização está distante. De acordo com a Associação de Diabetes Juvenil, 75% dos diabéticos não tratam a doença ou nem sabem que a desenvolveram. As consequências dramáticas do diabetes, entretanto, podem ser evitadas. Os especialistas são unânimes: com informações corretas e hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, é possível hoje desfrutar uma ótima qualidade de vida.

- O avanço do diabetes está associado ao progresso. Hoje, as pessoas não caminham mais. Cada vez comem mais fast food. E o estresse desvia pessoas dos bons hábitos - enumera o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Regional Rio, João Regis Carneiro.

Segundo o presidente da SBACV-RJ, Carlos Virgini, o diabético deve ter atenção especial aos pés. Por causa da perda da sensibilidade, pequenos machucados podem ter graves consequências.

- A gente não gosta, mas a dor é nossa proteção. Um sapato, quando machuca, não usamos mais. Se a pessoa está sem sensibilidade, ela continua usando e só percebe quando infecciona - explica Carlos Virgini.

Membro da diretoria da Associação de Diabetes Juvenil, a médica Denise Reis Franco destaca, porém, que os grupos de apoio ajudam a superar velhos preconceitos.

- O diagnóstico pode ser doloroso, se a família já vivenciou a doença no passado. Hoje, há muitos recursos e a qualidade de vida é boa. É só aprender a entender e aceitar a doença.

Agenda de ações preventivas

- Mangueira: A Associação Carioca de Diabéticos promove, na quinta-feira, dia 15, aferição da pressão, exame dos pés e testes de glicemia na UPP.

- Rocinha: A Sociedade Brasileira de Diabetes realiza atividades educativas sobre o combate à doença, distribuição de brindes e aulas de alongamento no Complexo Esportivo da Rocinha, na quarta-feira, dia 14, das 8h às 12h.

- Cristo: A estátua do Cristo Redentor será iluminada na cor azul para lembrar o Dia Mundial do Diabetes.

- Niterói: A Fundação Municipal de Saúde promove na quarta-feira, dia 14, das 8h às 13h, na Praça da República e na estação dos catamarãs, em Charitas, atividades educativas.

- Madureira: No Parque de Madureira e na Praça da República, em Niterói, membros da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia realizarão exames para detecção da doença, na quarta-feira, dia 14, em pacientes com risco.

Fonte : Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial